terça-feira, 17 de março de 2015

Especial Dia do Pai!

Aqui fica uma ideia muito divertida para fazer com as crianças para o dia do pai!
É muito bolo muito simples de fazer e fica uma prenda personalizada, deliciosa e fica um mimo pois é feito com amor e dedicação!

Para criar esta obra de arte, basta fazer e decorar um bolo com pasta de açúcar na sua cor preferida (ou na cor preferida do pai), arranjar umas canetas de tinta comestível e dar às crianças (de todas as idades) para desenharem no bolo!

Nós sugerimos um Bolo Red Velvet com ganache de chocolate coberto com pasta de açúcar branca!


Bolo Red Velvet
240g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
600g de açúcar
4 ovos
40g de cacau
1 frasco de corante de gel vermelho (sem sabor)
2 c. (chá) de extrato de baunilha
60ml de sumo de limão
410ml de leite
600g de farinha
2 c. (chá) de sal
2 c. (chá) de bicarbonato de sódio
2 c. (sopa) de vinagre branco 

Ganache de Chocolate
150ml de natas
340g de chocolate preto, cortado
150g de compota de framboesa
4 c. de sopa de manteiga, à temperatura ambiente 

Decoração
Pasta de Açúcar 

canetas de tinta comestível

Massa
Pré-aqueça o forno a 175°C. Prepare três formas de 20cm de diâmetro. Unte o fundo, coloque papel vegetal, depois unte com manteiga e polvilhe com farinha toda a forma.
Na batedeira elétrica, bata a manteiga e o açúcar até estar bem misturado. Adicione os ovos e o extrato de baunilha e bata a velocidade média/alta até estarem bem incorporados. Adicione o corante vermelho e bata até misturar bem.
Combine o sumo de limão com o leite e deixe coalhar cinco minutos.
Misture a farinha, o cacau e o sal. Adicione à massa, alternando com pequenas quantidades com o leite coalhado, para incorporar todos os ingredientes.
Misture o bicarbonato de sódio e o vinagre numa taça pequena (vai fazer espuma) e adicione à massa, mexendo a velocidade baixa até incorporar bem. De seguida, aumente a velocidade e bata durante dois minutos.
Encha as três formas e leve ao forno durante 22 a 24 minutos, ou até que um palito inserido no meio do bolo saia seco.
Retire do forno e deixe repousar numa rede durante 15 minutos. Desenforme sobre a rede para que acabe de arrefecer. Quando estiver completamente frio, decore com a ganache e as framboesas.

Ganache
Num tacho pequeno, leve a ferver as natas em lume médio.
Retire do lume e adicione o chocolate, a compota e a manteiga, e misture com uma vara de arames até obter uma consistência macia. Deixe arrefecer completamente. Com a batedeira eléctrica, bata até obter uma mistura fofa e pronta a espalhar pelo bolo.

Montagem
Ponha um dos bolos num prato de servir. Espalhe uma camada de compota de framboesa por cima, e de seguida uma camada fina de ganache. Coloque o outro bolo por cima. Com uma espátula, cubra o topo e os lados com uma camada de ganache fina, o suficiente para que a pasta de açúcar consiga aderir, pois se colocar muita ganache vai criar bolhas de creme.

Estenda a pasta de açúcar e cubra o bolo todo, se precisar de ajuda, veja o nosso post aqui!

No final é só decorar a gosto!


Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário