quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Seja digno do seu legado

É este o lema da minha “alma mater”, e tem um enorme significado para mim. Faça aquilo de que gosta, orgulhe-se das suas origens, daquilo que conseguiu, das escolhas que faz. Creio que é uma lição importante na vida e que pode ser aplicada em tudo.

Eu cresci a cozinhar com a minha avó e a minha mãe, a vê-las fazer magia na cozinha e aprendi os seus conselhos e segredos para se ter sucesso. Fiz muitos cursos para aprender e aperfeiçoar técnicas mais especializadas, e pratiquei até ficar satisfeito com os resultados. De tudo o que aprendi até agora, incluindo a minha experiência no mundo artístico e a minha licenciatura em Belas Artes, gostaria de partilhar os seguintes conselhos com todos aqueles que estejam a pensar enveredar por esta actividade:

1. Aprenda a cozinhar – Este parece ser um conselho óbvio, mas claro que é a base do seu trabalho, que passa por experimentar as receitas para os seus produtos de pastelaria, incluindo bolos, recheios, coberturas, biscoitos, etc. A reputação baseia-se na qualidade. Tem de ter confiança de que aquilo que produz resulta do seu máximo esforço e empenho. Seja honesto para com os seus clientes, ensine-os para que compreendam o seu produto.

2. Não deixe de aprender – Quer seja autodidacta quer tenha um curso de uma escola de pastelaria, cabe a si dizer qual é mais importante, a motivação ou a criatividade. Na minha opinião, são ambas igualmente importantes. Qualquer um pode aprender a ciência e a técnica de pastelaria e seguir uma receita, mas o desejo, a paixão, a motivação e a imaginação fazem com que você se distinga dos outros, permitindo que seja inventivo e se inspire.

3. Seja o melhor naquilo que faz – A prática leva à perfeição. Se não sair perfeito à primeira, tente de novo. Deve exigir de si sempre o melhor, porque a sua confiança transmite-se facilmente ao seu cliente. Não se compare aos outros, compare-se a si próprio. Eu dei o meu melhor? Posso fazer melhor? Estou orgulhoso daquilo que criei? Esforce-se por ser melhor, por se aperfeiçoar todos os dias um pouco mais.

4. Não confunda confiança com arrogância – Existe uma diferença entre ambas. O talento ganha-se e o conhecimento adquire-se, mas só porque tem vários diplomas na parede e um título antes do seu nome, não lhe dá o direito de ser vaidoso. Seja humilde, partilhe os seus conhecimentos e tenha apreço pelos seus pares. O seu sucesso deve ser impulsionado não só pelas críticas dos seus clientes mas também pela forma como você se posiciona entre os seus pares. Trate as pessoas como gostaria de ser tratado.

5. Não Minta, não Engane nem Roube – Se está a começar e se deseja construir o seu portfolio, deve fazer e fotografar as suas próprias criações e nunca, em circunstância alguma, “roubar” fotos do trabalho de outros para o seu portfolio. Mais cedo ou mais tarde será descoberto e a sua reputação ficará arruinada. Construa o seu estilo próprio, as suas próprias criações com calma. Se quer mostrar o seu potencial a um cliente e não tem trabalho seu para mostrar, elabore um mural na rede social Pinterest e não deixe de reconhecer claramente o valor do autor de cada trabalho.


6. Seja Profissional – Se quer ser tratado como um profissional, tem de agir como tal. Seja organizado. Trate as pessoas com respeito – responda de forma apropriada e atempadamente, atenda o telefone, seja confiável. Seja organizado em tudo – nos seus orçamentos, receitas, arquivos e documentos, licenças, seguros, impostos, etc. Seja meticuloso em cada uma das tarefas, explique o seu trabalho e faça os orçamentos adequados.

7. Não dê crédito a tudo o que ouve – Não espalhe boatos nem ditos sem fundamento. Concentre-se em si próprio e no seu trabalho, e mantenha-se afastado de bisbilhotices – nunca se sabe se está a ajudar ou a magoar. Não se relacione com pessoas que espalham boatos, não se pode confiar nelas e você não vai querer que lhe coloquem esse rótulo a si.


8. Continue a melhorar – Ninguém sabe tudo, todos têm capacidade para melhorar. Seja líder, não seguidor. Nunca ninguém se tornou famoso por ser o melhor a copiar os projectos de outros. Há milhares de recursos que podem servir de inspiração para você experimentar coisas novas.

9. Não faça comparações entre si e os outros – Cada um de nós tem o seu percurso individual na vida e nasceu com os seus talentos próprios e únicos. Lembre-se que o sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração (suor???). Não se retraia pensando que não tem capacidade para evoluir.

10. Volte aos princípios básicos – Trate cada cliente como se fosse o seu primeiro, o mais importante. O seu objectivo é a felicidade dos seus clientes.

11. Tempo é dinheiro – Seja organizado e eficiente. No seu computador organize um sistema de ficheiros por data e nome do cliente e guarde a correspondência, receitas, ideias, inspiração e fotos do projecto final em cada pasta para consulta futura. Crie uma série de emails de resposta para perguntas mais frequentes sobre preços ou como fazer uma encomenda. Este procedimento poupar-lhe-á tempo para poder dedicar-se à concepção e à orçamentação.

12. Promova o seu trabalho – Websites, blogs, meios de comunicação sociais – está tudo aí à disposição para divulgar o seu nome. Só precisa de investir algum do seu tempo. Certifique-se de que adiciona marcas de água nas suas imagens e comece a intercomunicar-se!

13. Dê valor ao seu trabalho – O seu trabalho e o tempo despendido devem ser recompensados e valorizados. Não prejudique o mercado nem deixe que o seu negócio abra falência por subvalorizar o seu trabalho. O orçamento dos seus bolos deve cobrir não só o processo de cozedura e decoração, mas também os procedimentos administrativos relacionados, como compras, pesquisa, chamadas telefónicas, serviços, limpeza etc. Quando elaborar um orçamento, deve considerar todos os custos e explicar ao cliente para que ele perceba o que está incluído e tome uma decisão informada.

Happy Baking!
x Julie

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