quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Decoração de bolos - Tintas para bolos!

Descobrimos uma das formas mais fáceis e infalíveis de criar tintas de "óleo" para bolos!



É tão fácil que até parece mentira, só precisa de dois ingredientes e pode guardar a tinta por quanto tempo quiser! E pode usar com stencils ou se tiver uma veia artista, para criar as suas próprias obras de arte, mas tenha em atenção que é uma técnica que não seca a não ser com o uso do stencil (já explicamos melhor mais à frente).

Agora a parte que todos queremos saber: como fazer esta maravilha. Então é tão simples como ter crisco e corantes em pó comestíveis!

A quantidade de crisco varia consoante a quantidade de tinta que precisa, mas tenha em atenção que mais vale ter tinta a mais do que a menos, porque depois vai ser complicado conseguir a mesma cor. 

Vá adicionando o corante em pó aos poucos até obter a cor desejada, misture bem de forma a que não hajam grumos e está pronto a usar!



Para usar a tinta com stencils, prepare a superfície do fondant onde vai aplicar a tinta. Adicione um pouco (muito pouco) de crisco à pasta de açúcar para ajudar a segurar o stencil, e coloque o stencil no sitio desejado, aconselhamos a medir, de forma a que fique bem colocado o stencil, para que não tenha nenhuma surpresa no final.
Certifique-se que o stencil está bem fixo para que não mexa durante a aplicação. 
Com uma esponja, própria para o efeito, aplique a tinta, depois com um guardanapo retire o excesso, para que possa secar, pois a tinta não vai secar se for uma camada grossa.
Depois é só retirar e está pronto!



Se sobrar tinta, basta guardar num recipiente e da próxima vez que for a usar, está pronto a aplicar!

Para usar para pintar, basta usar a sua imaginação e uns bons pincéis (usados exclusivamente para comida). 

Aqui fica um exemplo da Artisan Cake Company em que usaram a tinta para pintar os lábios, os olhos e o cabelo.



Happy Baking!
Fonte: artisancakecompany & Top Tier Cakes for All Occasions

Sem comentários:

Enviar um comentário