sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Começar um negócio de bolos - Marketing

O marketing é a segunda coisa que, para além de preços, parece frustrar uma grande parte das pessoas que têm negócios de bolo. Sabemos que é importante, sabemos que precisamos fazê-lo, e muitos de nós ficamos perplexos com o que o marketing representa realmente para o nosso negócio. A boa notícia é que a maioria de nós já faz marketing numa base diária, simplesmente não damos por isso. Fazer marketing é basicamente dar a conhecer ao “mercado” o seu negócio e produtos, onde " mercado" são as pessoas que potencialmente vão comprar esses produtos. Essencialmente, o importante a lembrar é que o marketing também é sobre a construção da sua reputação e de todas as suas actividades.



Há quatro diferentes ferramentas que pode usar e que normalmente são referidas como "os quatro P " (criado por EJ McCarthy.). Veja a seguir o que pode fazer para comercializar os seus produtos e incrementar o seu negócio como um todo. Em última análise, é sobre como ter o produto certo para as pessoas certas e na hora certa.
"Product" (Produto): Isto é o que tem para oferecer ao mercado. Pode responder a perguntas como: Em que é que o meu produto é diferente do que os outros estão a oferecer actualmente? Qual é a qualidade do meu produto? A embalagem é de qualidade superior ou não? Que serviços adicionais posso oferecer? Este P é tudo sobre o produto ou serviço que vai introduzir no mercado.


"Price" (Preço): Isto é tudo sobre o dinheiro relacionado ao seu produto. É o preço final fixado mais alto ou mais baixo? Oferece descontos de alguma espécie? Quais são as condições de pagamento? O preço reflete a qualidade do produto (deveria)?

"Place" (Local): Este é sobre como o produto realmente chega ao seu cliente e como é que estes o adquirem? Qual é o processo de encomenda? Faz inventário ou stock? Em que diferentes lugares se pode ser encontrar o seu produto? Como é que você se vai encaixar no mercado actual?

"Promotion" (Publicidade): Esta é a forma como se comunica com seu cliente sobre os seus produtos e serviços. Isto pode incluir a publicidade em várias plataformas, promoções, relações públicas, actividades de marketing, como folhetos ou eventos, redes sociais e assim por diante.

Cada um destes itens tem valor em si, mas é como todos eles se reúnem que compõe a comercialização global do seu negócio. Muitas vezes pensamos no marketing como sendo apenas referente ao último item: promoção, mas é realmente uma matéria muito mais abrangente. É importante certificar-se de que todos os 4 têm os mesmos resultados, de que o seu marketing é consistente em todas essas áreas. Por exemplo, se está vendendo o seu produto on-line como um produto gourmet e exclusivo - mas os clientes podem comprá-lo num supermercado local e a embalagem é muito básica, então o seu marketing não está correcto e está a enviar mensagens aos seus potenciais clientes que estes não entendem. Alternativamente, se promover que é um fabricante de bolos 'acessível', mas o preço mínimo exigido aos clientes é de € 500, então está a praticar preços para os seus produtos apenas acessíveis ao s clientes de maior poder de compra. Mas possibilidades de atrair este público alvo são remotas já que estes clientes possivelmente não seriam atraídos por uma empresa que se autodenomina “acessível” - provavelmente preferem um fabricante de bolos que se autodenomina de “couture” , “gourmet”, “exclusivo ", ou "de luxo ".

No início deste artigo, dissemos que a maioria de nós faz marketing ao nosso negócio todos os dias, , simplesmente não damos por isso. Se olhar para a lista dos quatro P de, provavelmente pode encontrar algumas maneiras de fazer marketing diariamente. Por exemplo, as novas caixas brilhantes para bolos que acabou de encomendar (produtos), a última actualização de preços (preço), a nova pastelaria que a partir de agora vai oferecer os seus bolos (local) e do tom de voz que usa na sua página do Facebook (promoção) - tudo isto é marketing nos diferentes " quatro P " .

Está a construir uma história em torno do seu negócio e dos seus produtos, e o marketing é sobre isso tudo, garantindo que todas as partes da história se unam bem o suficiente para que os seus produtos atraiam o tipo certo de pessoa (a pessoa que quer como o seu cliente ideal) à sua porta.




Marketing is the second thing other than pricing which seems to frustrate a lot of cake business owners. We know it’s important, we know we need to do it, yet many of us seem mystified by what marketing for our business actually is. The good news is, most of us are marketing our cake businesses on a daily basis, we just don’t know that’s what we are doing. Marketing is basically getting your business and products known to the market, where “the market” is the people who are potentially going to buy them. Essentially the important thing to remember is that marketing is also about building your reputation and all the activities you are doing which helps that goal along.

There are four different tools you can use to market in your business, commonly referred to as ‘the four P’s’ (created by EJ McCarthy.) These are the things which you can do something about which market your business as a whole, and the combination of these is ultimately about getting the right product in front of the people at the right time.
Product: This is what you have to offer the market. You might answer questions such as: How it is different to what others are currently offering? What is the quality of your product? Is the packaging premium or budget? What added services do you offer? What does it actually look like? This P is all about the actual item or service that you are bringing to the market.
Price: This is all about the money as it relates to your product. Is it priced at the high end or the low end? Do you offer discounts of any kind? What are the payment terms? Is the price reflective of the product’s quality (it should)?
Place: This is about how the product actually gets to your customer. How do they buy it? Do you hold inventory or stock? What is the ordering process? In what different places will your product be found? How will you fit it into the current marketplace?
Promotion: This is how you communicate to your client about your products and services. This might include a advertising on various platforms, promotions, public relations, marketing activities like flyers or events, social media and so on.

Each of these items have value in and of themselves, but it’s how they all come together which makes up the overall marketing of your business. Often we think of marketing just as that last one (promotion) but it’s really about the much bigger picture. It’s important to make sure all of the P’s are giving the same message, that your marketing is consistent across all of those areas. As an example, if you are selling your product online as a high end, exclusive product – but customers can purchase it at a local supermarket and the packaging is very basic, then your marketing mix is not right and it’s sending mixed messages to your potential customers. Alternatively if you promote that you are an ‘affordable’ cake maker, but your minimal required spend for customers is $500, then you’re only making your products ‘affordable’ to the high end of the market. Chances are the higher end of the market is a group who probably wouldn’t be attracted to a company that calls themselves ‘affordable’ – they probably prefer a cake maker who calls themselves ‘couture’, exclusive’, or ‘luxe’.

Earlier in this article I said that most of us are marketing our business every day, we just don’t know it. If you look at the list of four P’s, you can probably find some ways that you are daily marketing. So as an example, the new shiny cake boxes you just ordered (product), the last quote you costed out properly (price), the new cafe that is now going to offer your treats (placement) and the tone of voice you use on your Facebook account (promotion) – all of these are marketing your business in different parts of the P’s.

You’re building a story around your business and your products and that’s what the marketing mix is all about, ensuring that all the parts of the story come together well enough so that your product entices the right kind of person (the person you want as your ideal client) to come to your door.




Happy Baking!
Fonte: Michelle Green & The Business of Baking

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