sábado, 18 de outubro de 2014

Back to Basics - Como fotografar os seus bolos

De certeza que já se deparou com fotografias de bolo e pensou: Que delicia! Quem me dera fazer algo assim tão bom!
A verdade é que fazemos, mas capturar a beleza de um bolo nem sempre é fácil, especialmente quando não percebemos nada ou muito pouco de fotografia.

Por exemplo, veja estes cupcakes:


Agora veja os mesmos cupcakes com uma mudança de luz, alteração de posição e com o fundo apropriado:





Vê, já nem parecem os mesmos!

Já alguma vez se perguntou como deve de fotografar um bolo? Não se preocupe porque estamos aqui para ajudar!


Quem tem ou está a pensar em começar um negócio de bolos decorados sabe o quão importante as fotografias dos bolos são, quer para o seu web site, quer para as suas páginas de rede social.

Acredite que até com uma simples máquina digital pode conseguir uma boa fotografia dos seus produtos, com definição e qualidade.

Deixamos-lhe aqui alguns truques e dicas para melhorar as suas fotografias!

1. Dispense de alguns minutos para ler o manual de instruções da sua câmara ou experimente várias formas de fotografar e os diversos settings que vêm com a máquina. 

Estamos a falar das câmaras mais básicas, pode até usar a câmara do seu smartphone. Experimente os diversos modos que ela tem, fotografe qualquer coisa que tenha à mão, aqui o importante é ficar a conhecer bem a sua máquina, porque quanto mais a conhecer, mais vai experimentar e saberá quais os modos que mais gosta e os que resultam melhor em diversos sítios e ocasiões.

2. Use luz natural.

Tem alguma sala em sua casa que tenha muita luz natural? Então escolha uma altura do dia em que há muita luz nessa sala e abra uma da persianas, se tiver e "tape" com um pano. O aconselhável aqui é usar um pano branco, quer seja um cortinado ou um lençol, de forma a criar uma luz suave.

Veja em que ângulo a luz fica melhor, pois o objectivo é usar apenas a luz natural. Está proibido o uso de flash da câmara! O preferível é sempre a luz natural e não a luz artificial, por isso tente sempre fotografar os seus bolos durante o dia. Mesmo se não conseguir, tente usar o máximo de luz natural e um flash separado da câmara, redireccionando a luz do mesmo (falamos mais sobre isto no ponto 5).



E como vê, a diferença é bem notável.

3. Elimine o barulho de fundo.

Nada estraga uma fotografia como ver roupas, sacos de desporto, sofás e utensílios de cozinha no fundo de uma fotografia. Se está a fotografar o seu bolo na bancada da cozinha, tente usar um cartão grande por trás do bolo para servir de fundo. Compre um papel de embrulho bonito ou em branco e forre esse cartão, pode também cobrir com um tecido. Se tiver uma parede em sua casa sem nenhum objecto e lisa, pode sempre usar essa parede, colocando uma mesa encostada à parede.

Retire mesmo todo o tipo de objectos do fundo. Desde panelas a revistas, tudo o que possa distrair quem vê a fotografia, queremos que olhem para a fotografia e não para a sua casa! Pode, estrategicamente, colocar objectos de forma a realçar a sua fotgrafia (veja o ponto 6).

Aqui está um exemplo que resulta e outro que não, tirados com a mesma câmara.



Como pode ver, usar o flash cria sombras e inunda a fotografia com luz indesejada.

4. Use um tripé.

As nossas mãos tremem sempre, é algo natural, mas no resultado final da fotografia, nota-se. Um tripé permite-lhe tirar fotografias sem o problema de estas ficarem tremidas. Mas se não tem um e não quer ou não pode investir num tripé, improvise. Use uma cadeira ou uma pilha de livros para estabilizar a sua câmara, pois isto vai ajudar a que consiga fotos mais nítidas

5. Consiga mais luz, reflectindo a luz para o bolo.

Tente usar um K-line branco (encontra nas lojas de arte e em algumas papelarias) ou se quiser investir a sério, compre um reflector fotográfico. Para usar esta técnica crie um foco de luz de cada lado do bolo, por exemplo, se tiver uma janela coloque o reflector do outro lado, com o bolo no centro. O reflector irá projectar mais luz no bolo, evitando áreas muito escuras.




6. Dê personalidade ao seu bolo.

Se estiver a criar um bolo caseiro e não uma encomenda, corte umas fatias e mostre o interior do seu bolo. Também pode decorar o cenário como se fosse uma festa e pode também adicionar serviços e juntar um café ou chá. Experimente com os serviços que tem, retire-os dos armários e dê vida às suas fotografias!



7. Brinque com os ângulos de câmara.

Experimente diferentes pontos de vista do seu bolo. Tire uma fotografia de cima ou aproxime a câmara do bolo para fotografar detalhes, a maioria das câmaras vêm com um setting de fotografia macro (o icon é uma tulipa). Tente tirar fotografia na vertical e na horizontal e veja qual gosta mais, mas não se esqueça que se quiser criar um video, dão mais jeito as fotografias horizontais.




Agora com tudo o que aprendeu, agarre na sua câmara e experimente! Adorávamos ver as suas fotografias, pode envia-las para o nosso facebook do Eat More Cake!

Happy Baking!
Fonte: Craftsy Lyndsay Sung

Sem comentários:

Enviar um comentário