terça-feira, 2 de setembro de 2014

Truques para bolos perfeitos - Bolos Nivelados



O que quer dizer nivelar um bolo? Os bolos ao cozer não ficam maravilhosamente planos e rectos como os vemos nos bolos decorados no final. Antes, tendem sempre a fazer uma espécie de bolha ao centro. Nivelar o bolo é o processo pelo qual se corta o topo do bolo de forma a que fique plano em vez de corcunda.

Porquê nivelar o bolo? Por vários motivos, o primeiro é indiscutivelmente estético, mas além disso também torna mais fácil sobrepor quando necessário em camadas, e cobrir com a pasta de açúcar, criando um ar mais profissional ao bolo.

Como nivelar o bolo?

Primeiro e sempre: ser paciente! O bolo deve arrefecer pelo menos uma hora antes de ser nivelado, no mínimo. Se tentar antes, vai esfarelar e partir o bolo. Depois de arrefecer existem alguns métodos alternativos:



Primeiro método: Uma faca de serra: é o método mais básico de nivelar o bolo. Primeiro coloca-se o bolo numa superfície plana, com a parte corcunda para cima, e suavemente vai-se recortando a parte a mais. Há quem coloqeu o bolo numa plataforma giratória, para o ir rodando enquanto faz o movimento, o que facilita e torna o processo mais rápido. De qualquer das formas, tentar ter a faca o mais nivelada possível.

Prós: Equipamento mínimo e fácil de fazer

Contras: For te possibilidade de não ficar bem nivelado se não se tiver uma mão muito firme.


Segundo método: Usar o nivelador de bolos: Colocar o bolo numa superfície plana ou na base de cartão que irá ser usada, ajustar o arame ao nível que se pretende e com os pés laterais em assentes na bancada de trabalho, ir fazendo suavemente o movimento de serrar de uma ponta à outra.

Prós: Fácil de usar e normalmente com sucesso, Vende-se em todas as casas da especialidade.

Contras: É um empecilho na cozinha, difícil de arrumar, mais dispendioso que a faca e só serve para este propósito.



Terceira opção: através de uma dica do Bakers Royale surgiu esta dica que pode ser muito útil: usar uma banda ou tira à volta do bolo, que pode mesmo ser uma braçadeira de plástico ou metálica que se adquire em qualquer loja de ferragens ou nas de costura. Simplesmente ajuste a braçadeira ao bolo de forma a ficar estável e com a faca de serra corte de um lado ao outro.

Prós: Barato e mais eficaz do que só com a faca.

Contras: pode não ser fácil manter estável a braçadeira e depois de usar para este fim, não deverá querer usar para bordar ou coser novamente.

E assim se tem um bolo com uma aparência perfeita!

Aqui pode ver outras ideias!


Divirtam-se!

Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário