terça-feira, 23 de setembro de 2014

Doce Outono


O Outono começa hoje quando forem 02:29 em Portugal continental, acompanhado por condições meteorológicas características desta estação do ano, como aguaceiros e uma pequena descida da temperatura. Prolonga-se até ao próximo Solstício, que ocorre no dia 21 de Dezembro às 23:03, em Portugal continental.

O equinócio do Outono no Hemisfério Norte marca o "instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, cruza o equador celeste", de acordo com a definição do Observatório Astronómico de Lisboa.
Equinócio é uma palavra de origem latina que significa "noite igual ao dia", dado que, nestas datas, dia e noite têm igual duração.
Quando falamos em cores de Outono, rapidamente nos vêm à cabeça os castanhos, os alaranjados, avermelhados, não é por acaso! Com o Outono, chegam os dias de frio e de pouca luz. E qual é a consequência disto?
Nas plantas de folha caduca a produção de clorofila pára e o tom verde desvanece, permitindo assim que se vejam outros pigmentos também presentes nas folhas. Um destes pigmentos é o caroteno, que absorve luz na região do azul e azul-verde, reflectindo-a depois como amarela. Os pigmentos de caroteno são bastante mais estáveis que a clorofila, e quando esta começa a desaparecer das folhas, são os carotenos que lhes dão a coloração amarela dourada.
No terceiro grupo de pigmentos presentes nas folhas estão as antocianinas, que absorvem a luz desde o azul até ao verde vivo. Assim, a luz reflectida pelas folhas que contém antocianinas aparecem avermelhadas!
As antocianinas resultam de uma reacção com os açúcares das células vegetais. A acumulação progressiva de açúcar leva à síntese de antocianinas no final do verão, criando assim os tons avermelhados das folhas de outono.
E mais uma curiosidade: este grupo de pigmentos é também responsável pela cor das rosas, das uvas pretas e dos chamados frutos vermelhos!
De facto, a paleta de cores do outono é muito dependente do estado do tempo. As baixas temperaturas e a fraca luz do sol destroem a clorofila ao mesmo tempo que promovem a formação de antocianinas, que por sua vez também depende da concentração de açúcares nas folhas, a qual aumenta com o tempo seco.
Retirámos algumas ideias da internet, que são apenas sugestões de fontes de inspiração e que partilhamos para quem queira fazer um bolo com cores do Outono.



Se Tiver alguma fotografia de um bolo seu relacionado com o Outono e quiser vê-la aqui, envio-nos um email para info@cake.pt

Happy Baking!
Fonte: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário