quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Bolos Decorados - Bolo 3D Onda

Hum... hoje, vamos a um desafio?


Mais difícil, mais ousado, com maior impacto!

Este é um tutorial que já puxa pela imaginação e pelas capacidades de bricolage de cada um... quando éramos pequenos chamavam-se trabalhos manuais!

Fazer uma onda em 3D não é pêra doce, ainda mais se quisermos que seja uma onda grande, quase a formar um tubo, para dar um aspecto realístico, pior ainda se o quisermos fazer em bolo!

Mas estamos aqui para o ajudar.

1. Comece por arranjar uma base resistente que possa suportar o peso e à qual seja possível aderir a esferovite, o cartão, estacas ou arames, e a kline... todos estes materiais se vendem nas grandes superfícies de bricolage ou nas de materiais para
artes decorativas. Nestas lojas, podem também pedir ajuda (perguntar não ofende e reconhecer limites é positivo) para outros materiais que vos aconselhem e que não sejam mais dispendiosos. A esferovite tem várias espessuras, e a escolha terá mais a ver com a altura com que pretendem que o bolo fique, do que com a recomendação padrão que vos vamos fornecer.


2. Para o bolo da fotografia foi usada esferovite com 1.3cm de espessura. Ao ser fixada à base, será esta esferovite que irá dar a direcção à onda e irá suportar a forma da onda. par fixar a esferovite, pode ser usada uma cola própria para o efeito (atenção que nem todas as colas dão para esferovite) ou podem tentar criar uma estrutura metálica bem fixa à base que será escondida pela esferovite de ambos os lados.


3. De preferência use capaline resistente para colar à esferovite com a forma da onda, poderá também usar um cartão grosso, que seja capaz de sustentar o peso do bolo. (nesse caso sugerimos que o forre de forma a isolar para que não absorva a humidade do bolo, do recheio e da pasta.

4. Na foto podem ver como o cartão é tão resistente que para o moldar ficou todo marcado no sítios onde se teve que forçar a inclinação.


5. Comece a empilhar o bolo e a preencher o espaço de fora da onda. Aqui apenas se vê até meio, mas preencha tudo até cima, sem que haja bolo na curvatura para não pesar.



6. Buttercream azul é o ideal para cobrir o bolo e fazer desaparecer quaisquer irregularidades.


7. Cubra até à ponta da estrutura, incluindo as laterais.


8. O bolo das fotos foi todo forrado com buttercream colorida de azul e de branco. No entanto com a pasta de açucar obtêm-se um efeito semelhante. Para isso basta misturar o azul e o branco, mal misturados (sem que o azul fique homogéneo) e forras as pontas de branco para dar o efeito de espuma, sem preocupação de grandes regularidades e simetrias. Com o creme de manteiga faz-se primeiro o trabalho em azul e depois vai-se espalhando o branco nas zonas onde se quer dar a aparência de espuma e movimento.


Terminado!



Agora é só modelar o seu boneco e a prancha e colocá-los onde mais gostar!


Happy Baking!

Fonte: Fancy Cakes através da LovelyTutorials

1 comentário: