quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sophia Fox

Hoje fomos visitar a Sofia Raposo, também conhecida como Sophia Fox. É uma artista muito talentosa  que já ganhou vários prémios em concursos e competições.

Deixamo-vos aqui a nossa conversa com ela.



Quem é a Sofia Raposo?

A Sofia Raposo é uma eterna sonhadora, uma curiosa e autodidata por natureza, que desde muito nova desenvolveu uma enorme paixão pela área das artes.
 Em 2006 licenciou-se em Arquitectura, área sobre a qual possui 8 anos de experiência profissional .


Como chegou ao mundo dos bolos?
Descobri o Cake Design em 2012, pela altura do dia da mãe.

Decidi oferecer-lhe um presente diferente e original, feito com muito amor , e por isso optei por lhe fazer um bolo decorado com pasta de açúcar .
Adorei a experiência, e desde logo fiquei rendida a esta forma de arte.
Sem qualquer formação nesta área, aproveitei todos os tempos livres que consegui arranjar para criar peças novas e cada vez mais desafiantes. Aproveitei a maior parte dos aniversários dos amigos e dos filhotes dos amigos como pretexto para poder criar algo novo e original , e deste modo poder evoluir cada vez mais.

A determinada altura, e como forma de desafio pessoal, decidi começar a participar em concursos de Cake Design.

Os resultados foram muito bons, trouxeram-me alguma projecção profissional nesta área, e a paixão pela mesma tornou-se cada vez maior.

Nessa altura decidi que dar formação passaria a fazer parte de um futuro próximo. Desde então, e porque considero que para poder ensinar primeiro devemo-nos formar (aprender o método e a disciplina), tirei os cursos Master da PME e Master da Wilton, ambos compostos por diversos módulos, e Master Classes com cake designers nacionais e internacionais, nomeadamente a Cake Designer Karen Marie Portaleo. Frequentei e conclui o Curso de Formação de Formadores , CCP ( antigo CAP) e atualmente trabalho, para além da Arquitetura, como formadora de modelagem avançada e pintura na área do Cake Design.

Usa outro nome no mercado?
Sim, também sou conhecida por Sophia Fox.

Como escolheu esse nome?
O nome Sophia Fox surge por mera casualidade.
Senti a necessidade de criar uma página de facebook como meio de divulgação dos meus trabalhos. Como na altura ainda trabalhava num atelier de Arquitetura bastante conhecido e conceituado no mercado, e no qual exercia a posição de Arquiteta Coordenadora de Projetos, achei que faria sentido separar a Sofia Raposo Arquiteta , da Sofia Raposo Cake Designer / Sugar Artist .
Deste modo nasce o nome Sophia Fox , que se trata da simples tradução do meu nome para a Língua Universal, o Inglês.

Qual o pedido mais estranho que já lhe fizeram?
Até ao momento ainda não me fizeram nenhum pedido estranho, mas penso que terá a haver com o facto de estar apenas dedicada ao sector da formação nesta área, e não à confecção de bolos para venda. Esses surgem apenas como miminhos que executo para amigos ou para ocasiões especiais, de exceção.

O que mais gosta de fazer nesta área?
Em geral gosto de tudo, mas a escultura e a pintura nesta área têm um lugar muito especial no meu coração.

Quais as maiores dificuldades que sentiu ao longo dos tempos?
O acesso ao reconhecimento público do meu trabalho.
Tendo sido completamente autodidata neste mundo do Cake Design, quando o meu trabalho começou a aparecer senti uma certa estranheza alheia e algumas reticências exteriores.
Felizmente, aos poucos, e com o meu investimento posterior em formação certificada na área , penso que tal se foi dissipando.

Quais as maiores alegrias?
O reconhecimento do público em geral e das pessoas que acompanham o meu trabalho, que pessoalmente e/ou através dos meios sociais, me transmitem uma palavra de carinho e apreço.
Que entendem esta minha forma de arte.
O meu enorme obrigado a TODOS.

Se tivesse que escolher um bolo ou um tema especial dos que já fez, qual destacaria? E qual a história por detrás desse trabalho?
Sem dúvida, o trabalho que realizei para o Concurso da Exponor, no Cake Alive 2013 , " A Fada das Fadas".

Este bolo marcou um ponto de viragem na minha vida. Com este trabalho obtive o 1º lugar na categoria de "Modelagem" e prémio final vencedor de todas as categorias.

Surgiu deste modo a oportunidade de concorrer ao Cake Internacional, em Birmingham, com os trabalhos "My Broken Heart" e "Enchanted Lady", com os quais alcancei medalha de ouro e medalha de prata, o que me trouxe, felizmente, algum reconhecimento profissional.



Tem um instrumento preferido?
Sim, os pincéis de modelagem e pincéis de pintar. Utilizo-os em tudo o que faço.

Na sua cozinha ou atelier, nunca falta...
No meu atelier nunca falta pasta de açúcar, CMC, pós para pintar ... e muita IMAGINAÇÃO.

O que diferencia a Sofia no mercado e por que gostaria de ficar conhecida no mercado?
O que me diferencia no mercado...não sei...mas espero que o trabalho que faço e o amor que lhe confiro fale por si, e que o mesmo seja suficiente para me conferir esse atributo de diferenciação.

Gostaria de ficar conhecida no mercado, essencialmente pelo meu profissionalismo e pelo perfeccionismo com que tento executar todas as minhas peças. Pelo cariz emocional que atribuo e transmito em tudo o que faço. Gostaria muito de um dia poder ser reconhecida nacional e internacional e deste modo correr o mundo a ensinar esta doce arte do Cake Design.

Que bolo gostaria de fazer que ainda não fez?
Tantos ... tenho imensos projetos em mente, frutos deste meu mundo imaginário e encantado , e que aos poucos , e quando consigo , lhes vou atribuindo forma e espacialidade.

Por fim, quer deixar palavras de agradecimento e apreço a alguém em especial?
Sim, ao meu marido e à minha família que são os meus maiores fãs e que me apoiam sempre e incondicionalmente . Sem vocês , claramente, não seria a pessoa que hoje sou. Obrigado por estarem sempre aí...

Gostaria também de agradecer , e eles sabem quem são, a quem acreditou em mim desde o início, até mais do que eu própria, e me incentivou a lutar pela minha afirmação profissional na área do Cake Design (o que não foi fácil, são sempre caminhos complicados, conturbados de difícil acreditação), e aos "anjos da guarda" que têm aparecido recentemente na minha vida, que acreditam no meu trabalho, e que querem juntamente comigo, divulgá-lo.


Muito Obrigado...

E aqui vos deixamos alguns dos trabalhos maravilhosos da Sofia!





Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário