terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bolos Decorados - Máquina Fotográfica



Hoje é dia mundial da fotografia!

E por isso fomos visitar vários artistas, nacionais e internacionais e confessamos que os bolos que mais nos impressionaram foram portugueses!

Antes dos bolos nacionais fica um tutorial para ajudar quem ainda não fez:

1. Comece por ter as medidas correctas do bolo. Tire fotos da Internet à escala que pretende de forma a poder guiar a construção do bolo nas dimensões necessárias para obter o peso encomendado.


2. Assim pode aumentar as fotos da máquina fotográfica para que sirvam de templates que permitem esculpir melhor o bolo. Para o corpo da máquina foram necessárias 3 camadas rectangulares de bolo e para a lente, 3 círculos.

3. De seguida pode montar o bolo e envolver em película aderente para ir ao frigorífico. Um bolo bem frio é mais fácil de esculpir.

4. Uma vez frio, pode usar os templates para ajudar a esculpir o bolo. Vá retirando aos poucos, verificando de vários ângulos para se certificar de que está a ficar com a forma pretendida. Finalmente cubra todo o bolo e alise. Volte a refrigerar o bolo.

5. Se possível repita a operação de cobertura, alise e volte a colocar no frio de forma a garantir a forma antes de forrar com pasta de açúcar.

6. Coloque os pormenores em pasta de açúcar no fim e escreva com Royal Icing ou pasta de açúcar, detalhes próprios da marca. São os pormenores que dão à máquina um aspecto realista.




Truques e Dicas: Na máquina fotográfica o mais difícil é claramente dar forma e sustentar a lente. Há quem opte por colocar a lente sobre a base o que levanta menos riscos no transporte e em aguentar todo o tempo necessário. Mas para um efeito mais realista há vários truques que podem experimentar para manter a lente suspensa: um é usar uma embalagem plástica com o tamanho adequado (por exemplo a do fermento Royal de plástico que há à venda nos grossistas ou um copo plástico duro e direito que se adeque) e preencher com o bolo. Outra hipótese são latas de conservas, embora nãogostemos desta opção por vários motivos, mas há quem as use. Quem quiser fazer um bolo maior como corpo da máquina, pode sempre fazer a lente em esferovite e forrar com pasta de açúcar.

E agora as fotos dos artistas nacionais:









Obrigada aos que nos enviaram as suas fotos!

Happy Baking!

Fonte: Sweet Grace Cake Designs, sites das artistas mencionadas

Sem comentários:

Enviar um comentário