domingo, 24 de agosto de 2014

Bolos Decorados - Vaso de Flores


Este é um bolo considerado para principiantes mas que parece mais de nível intermédio já que,embora sem grandes técnicas na parte de modelagem, no que diz respeito à montagem e cobertura pode levantar algumas dificuldades. Em todo o caso, como se trata de um bolo que resulta muito bem e se aplica a várias ocasiões, aqui ficam as dicas passo-a-passo:
As cores usadas podem variar consoante o gosto e cada cake designer, que fará à sua maneira os pormenores. Não esquecer que se trata de um bolo que visa usar as técnicas mais básicas para estar ao alcance de todos.

1. Vão ser precisas camadas de bolo de 2 tamanhos diferentes, para a base e para o vaso. Caso prefiram um bolo mais pequeno, poderão não fazer o bolo da base e apenas o vaso.

2. Preparar as pastas de açúcar nas cores que se pretende, uma base redonda, palhinhas, e bolachas oreo (só as bolachas sem o recheio) picadas.

3. Rechear o bolo de baixo e cobrir a gosto para forrar. Se possível deixar um pouco ao ar para endurecer um pouco. 



4. Cobrir a base com a pasta de açúcar na cor escolhida. Alisar do centro para fora de forma a eliminar as bolhas e as irregularidades.

5. Trabalhar os lados alisando-os de cima para baixo, para prevenir as bolhas de ar. Cortar o excesso com o cortador de pizza. 


6. Inserir no bolo uma palhinha com a mesma altura do bolo de forma a ficar nivelada. Repetir até ter 4 palhinhas a formar um quadrado, onde irá assentar a base do vaso. 


7. Passar à decoração do vaso propriamente dito: com 3 camadas de bolo mais pequenas do que a base, sobrepor, rechear e cobrir com ganache, buttercream ou outro recheio a gosto e forrar com a cor escolhida: terra-cota, laranja, bordeaux, serão hipóteses a considerar. Fazê-lo sobre uma base de cartão ou esferovite que depois será colocada sobre as palhinhas. 


8. Alisar e retirar o excesso.

9. Fazer uma risca na mesma cor do vaso, com cerca de 2 a 4 cm, conforme o tamanho do vaso, para colar à volta do topo (a cola pode ser um pouco de cmc com água, ou só água, conforme costumam usar).

10. Com cuidado e a ajuda do "cake lifter", levantar e colocar o vaso em cima da parte de baixo do bolo, coincidindo com a zona das palhinhas, que irão dar sustento ao bolo.( se o bolo for pesado, em vez das palhinhas deve usar-se tubos de plástico, à venda para o efeito, em todas as lojas da especialidade).


11. Voltar a alisar e retirar o excesso de pasta.

12. Cortar uma tira de pasta verde para fazer a relva e cortar de forma a ficarem tiras ligeiramente triangulares, que se pareçam com ervas.

13. Colar à volta do vaso, apenas até meio de cada triângulo para posteriormente poder abrir e dar movimento à erva. 


14. Cobrir a base do bolo e fazer uma tira à volta para rematar. 

15. Pincelar a base com gel de brilho ou cola alimentar de forma a que a bolacha picada agarre. Espalhar as oreos picadas para dar o efeito de terra. 


16. Começar a colocar as flores no topo, a gosto. Podem ser malmequeres, rosas ou outras, conforme a experiência que cada um tenha e o vaso que querem criar.

17. Para dar graça, podem agora decorar com os mais variados elementos: desde pedrinhas, um caracol ou até outros elementos com cor, como morangos, abelhas, etc. 


Et voilá! O bolo está pronto! 


Divirtam-se!

Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário