terça-feira, 8 de julho de 2014

Urso de peluche cinzento: tutorial

Este pequeno tutorial pretende mostrar uma técnica de fazer os pelos do urso, muito simples e que resulta bem em bonecos pequenos. (nos grandes pode não ficar tão bonito, sendo preferível fazer o pelo em glacê ou em pasta de açúcar com ou sem extrusora).



Modele primeiro o corpo do urso. Por dentro pode fazer em pasta de cereais, o que torna mais leve o urso, mas pode dificultar a modelagem. 


Se estiver a pensar em fazer a partir de uma imagem ou desenho, tenha especial atenção às proporções, pois é das coisas mais importantes no urso e o que lhe dá este ar ternurento. 

Para isso, pode usar uma régua ou fita métrica, e tirar as medidas, ou usar uma linha com que meça o desenho e aplique na pasta de açúcar para ter a certeza de que modela o urso com as medidas correctas.
Importante neste urso é o pé torto: repare como o pé está ligeiramente virado para dentro, o que lhe dá o aspecto tímido.

Para fazer as orelhas, corte dois pedaços de pasta iguais, com metade do tamanho de uma ervilha, achate ligeiramente e com um boleador pequeno ou com a cabeça de um alfinete de cabeça redonda, pressione conforme a foto:

Com a esteca de flores faça os vincos na zona das mãos e das pernas do urso, antes de começar a fazer o pelo.

Com um alfinete ou uma agulha comece a fazer pequenas reentrâncias. Comece pela cabeça e só depois desça pelo corpo segurando o urso pelos braços de forma a não estragar o trabalho que vai fazendo.
Os pequenos furos lado a lado vão dando a aparência de pelo que se deseja.


Faça um vinco a meio da barriga e no cimo da cabeça, que servirão para dar aspecto de que foi remendado naquele sítio.

Deixe secar e comece a juntar os pormenores:

Com uma meia bola branca faça o focinho, e cole com um pouco de CMC dissolvido em água. Duas bolinhas pretas pequenas serão os olhos e uma ligeiramente maior será o nariz, que terá um formato ligeiramente triangular.

Fazer um pequeno rolo preto. Este rolo servirá para imitar as linhas que coseram os remendos, pelo que terá que ficar muito fininho e depois é cortado com o bisturi ou faca.

Para os remendos, use um tom diferente da cor do urso, que pode ser mais claro, como na figura, ou mais escuro.




Cole os remendos.
Coloque as linhas para rematar o urso e adicione um pouco de gel de brilho aos olhos e nariz.

Pode acrescentar o que quiser ou o que for a propósito do bolo que pretende decorar: corações, flores, um urso mais pequeno, o que a sua imaginação desejar!
Divirtam-se!

Happy Baking!
Fonte: Kopilka

Sem comentários:

Enviar um comentário