terça-feira, 1 de julho de 2014

Tutorial Bolo Estruturado: Cone de Gelado


É um bolo que faz sucesso em qualquer festa e que parece mais difícil do que é realmente.

Para fazer um bolo estruturado, a primeira coisa em que se tem que investir tempo é na estrutura: os materiais para fazer estruturas variam e há várias alternativas nas lojas da especialidade. Podem ter estruturas coladas ou aparafusadas, mas o mais sólido e o nosso conselho vai no sentido do aparafusado. Em qualquer dos casos, para estar em contacto directo com o bolo tem que ser algo que não contamine e que esteja devidamente desinfectado. Se a estrutura é em madeira, convém isolá-la antes de montar o bolo. Pode fazê-lo com película aderente.
Para o bolo em forma de cone de gelado precisa de uma base resistente que tenha capacidade para aguentar o peso e dar sustento à estrutura que vai montar (MDF, aglomerado, há algumas alternativas para corte nas grandes superfícies de bricolage que não ficam muito caras), um tubo central (que pode ser em ferro, aço, PVC, madeira ou outro) e uma segunda base mais pequena para aparafusar no cimo do tubo. 
Depois de montada a estrutura (e acreditem que nesta fase já acham que está meio caminho andado, mas ainda faltam umas quantas aventuras), há que preparar pasta de cereais para fazer o cone. Como se trata de algo que desafia a gravidade, é prudente optar pela pasta de cereais e não por bolo esculpido, que é capaz de dificultar bastante a vida... mas esta é apenas uma opinião... :)
Durante a semana que vem publicamos uma receita de pasta de cereais que usámos ao testar este tutorial. Fica prometido!
Depois da pasta de cereais arrefecer um pouco, podem começar a fazer o cone! Para isso, virem a estrutura ao contrário e cubram-na com a pasta, dando-lhe a forma. mesmo que leve algum tempo, não desistam! não é tão difícil assim.... Se estiverem com problemas usem o alisador com um pouco de óleo alimentar para não pegar e vão, pacientemente, modelando o cone. Nesta altura costuma dar jeito ter dois alisadores, mas as mãos também ajudam...
Cubram com ganache ou creme de manteiga, e deixem solidificar bem.
O bolo para o gelado, deve ser em forma de meia bola, e deve ter o diâmetro da base que serve de topo do cone. As formas com forma de meia-bola encontram-se à venda nas lojas da especialidade.
Quando o cone já estiver bem sólido, cobrir com a pasta de açucar cor-de-bolacha. Para dar um aspecto mais realista fazer uns veios com a esteca de flores (ou Dresden) a imitar a textura do cone ou usar um tapete de textura adequado.
Assim que estiver pronto, virar ao contrário!
Podem começar a forrar tudo o resto.
Para a bola de gelado, usar uma cobertura que se assemelhe ao gelado. Podem optar por um glacê cor de menta com granulado de chocolate, ou até por um cor-de-rosa com granulado rosa, a imitar gelado de morango.
Para finalizar, um topping de chocolate, que pode ser feito com uma ganache, ou mesmo com os toppings de compra no supermercado. Sprinkles no topo ou uma cereja modelada são hipóteses para coroar este trabalho!


Aqui lhe deixo as imagens deste projecto:


Divirtam-se!
Happy Baking!
Nota: este tutorial é inspirado num tutorial que foi publicado originalmente pela Ashlee da Topsy Turvy Cakes.

Sem comentários:

Enviar um comentário