domingo, 20 de julho de 2014

Criações com Pasta de Açúcar - Bebés

A Shawna McGreevy da McGreevy Cakes (NY, USA) tem dos tutoriais mais acessíveis e é uma simpatia na forma como lida com principiantes ou cake designers menos experientes, estando sempre disponível para responder às questões que levantarem.


Faz bolos lindos, mas além disso, oferece-os (mediante certos pré-requisitos, claro) a crianças que não podem pagar os bolos. Como se não bastasse, faz uma série de tutoriais e passo-a-passo gratuitos, disponíveis na net, para ajudar e inspirar todos os que quiserem tentar.



Pois bem, este tutorial dos bebés, através de moldes de silicone (que adoramos e são dos nossos melhores amigos!) vale a pena parar para ver: são muitas dicas de uma vez só, técnicas, cores que nem sempre imaginamos por trás do efeito final, mas muito simples, com linguagem essencialmente visual, perceptível a todos, de todas as origens. Após a conclusão da parte do bebé, propriamente dito, ficam fotos e possibilidades intermináveis para "vestir"!

O molde utilizado é o "First Impressions sleeping baby mold" (que se pode comprar no website, www.firstimpressionsmolds.com mas que também já há venda nalgumas lojas da especialidade em Portugal e depois são "vestidos e trajados" a partir da imaginação da Shawna.

Eis o Tutorial disponível no YouTube!

Notas que vos podem ser úteis:

1. Reparem que o fundo é quadriculado para que possam ter uma noção das dimensões dos materiais envolvidos e da sua proporção.

2. A primeira dica que a Shawna dá e que é muito importante é a pressão que deve ser feita num molde de silicone para que todos os traços fiquem bem marcados e definidos. Daí que a pressão na cabeça e corpo seja fundamental para obterem um resultado com todos os traços e todos os pormenores que estes moldes permitem.

3. Reparem na espátula pequena que a Shawna usa para retirar o excesso: não convém o uso de materiais afiados para não estragar o molde!

4. Dica valiosa: metam o boneco no frigorífico por uns 3 minutos antes de o desenformar, porque assim permitem solidificar e ficar duro antes de o retirar para não deformar ao desmoldar. (nesta altura diminuam a temperatura do frigorífico ao mínimo possível para reduzir o grau de humidade).

5. Vejam bem as cores utilizadas, porque são um dos segredos da obtenção do resultado final: a cor-de-pele primeiro é bem espalhada com particular incidência nos refegos e fendas.

6. Passem ao Rosa para contornar os refegos e bochechas. Reparem também que a Shawna usa as forminhas dos brigadeiros para ir colocando os pós, isto porque é barato e deita-se fora no fim. Muitas vezes dá também para usar as tampas do frasquinhos que já não estão a ser usados: isto porque nas que estão a ser usados o uso como godé pode arrastar humidade e estraga o pó.

7. Começar com um castanho claro para o cabelo (vai permitir que posteriormente haja um efeito visual de cabelo de diferente espessura e tamanho). A mesma cor para realçar as pálpebras e o interior dos refegos. Depois a Shawna usa um pincel para suavizar a cor dada.

8. Finalmente um castanho mais escuro para dar densidade ao cabelo.

9. A partir daqui são pormenores (que fazem a diferença, mas que já serão ao vosso critério e da vossa imaginação).

Ficam mesmo uma ternura estes bebés!






Aproveitem esse vídeo para ver também a parte dos folhos e tirar ideias para futuros topos de bolos.

Divirtam-se!


Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário