terça-feira, 1 de julho de 2014

Pós de brilho: Aplicação passo-a-passo

Se quiserem que as vossas decorações nos bolos sobressaiam ou brilham, uma boa maneira de o conseguirem é através dos pós de brilho comestíveis. O pó de brilho comestível é um pó comestível, insípido, inodoro e não tóxico que existe numa grande variedade de cores.
Aqui ficam algumas dicas sobre a aplicação dos pós de brilho:


Aplicação a seco: quando se utiliza forma seca do pó de brilho para conseguir dar brilho à pasta de açucar em bolos cobertos, cupcakes, bolachas ou outros:

Para áreas maiores utilizar um pincel maior, do género dos que se usa para a maquilhagem, suave, para alcançar o máximo de cobertura, usando movimentos circulares na aplicação do pó de brilho.

Os pincéis  de tipo sintético parecem ser menos propensos à perda de "pelos".

Ao aplicar o pó de brilho seco aos cupcakes usar um pincel menor um pouco mais plano, com mais cerdas


O uso do spray de brilho também é uma óptima solução, rápida e eficaz.


Quando se utiliza pó de brilho para acrescentar brilho ao Royal Icing, certifique-se que todas as superfícies estão suficientemente secas antes da aplicação.


Na figura abaixo foi aplicado pó de brilho perolado sobre o topo do cupcake
Neste caso foi passado pó de brilho por cima do frosting já seco:

Utilização de pó de brilho líquido:

Precisa de pó de brilho da cor desejada


Pincel pequeno


álcool: Para usar o pó de brilho para fins de pintura precisa de misturar com álcool comestível, a bebida com maior teor de álcool possível: pode ser álcool de cereais, pode ser outra bebida alcoólica, mas a razão pela qual tem que ter o maior teor de álcool possível é para não gotejar e não escorrer nas decorações já feitas: quanto mais rápido o líquido evaporar melhor. Há uma variedade de produtos no mercado que podem ser utilizadas:extracto de limão (álcool 83%), extracto de laranja e hortelã, todos estes extratos têm alta teor alcoólico e vão trabalhar bem na aplicação de pó de brilho, o álcool de cereais contém cerca de 95% de alcool, O Gin é também uma boa opção.


Para facilitar as paletas de pintor são ideiais, cada cavidade pode conter um pó de brilho de diferente cor.
Para adicionar o líquido ao pó de brilho seco, acrescente só um pouco, por gotas e lembre-se que quanto mais líquido adicionar ao pó de brilho, menos vibrante é o brilho.

Se sobrar no fim, pode manter as partes não utilizadas de pó de brilho na paleta do pintor, armazená-lo longe do pó e humidade, e quando precisar pode usar novamente.


Quando se utiliza pó de brilho líquido para pintar pasta de açucar ou Royal Icing, certifique-se de que todas as superfícies estão suficientemente secas antes da aplicação.


Nesta figura foi usado pó de brilho dourado para pintar o Royal Icing.

Aqui foi usado pó de brilho azul para pintar a pasta de açucar.
Cores diferentes de pós de brilho podem ser misturadas para alcançar a cor desejada. Por exemplo, se quer usar laranja, e não tem pode misturar vermelho e amarelo.

Basta lembrar que CORES PRIMÁRIAS: vermelho, azul e amarelo não podem ser obtidas a partir de outras cores.


Cores secundárias: Violeta = azul + vermelho, laranja = amarelo + vermelho, verde = amarelo + azul


Cores Terciárias: são obtidas pela mistura das cores primárias com cores secundárias
Divirtam-se!
Happy Baking!
Fonte: Haniela's


Sem comentários:

Enviar um comentário