quinta-feira, 3 de julho de 2014

O que é e como funciona o CakesDecor

Têm surgido questões sobre o CakesDecor: o que é e como funciona e ainda o que se ganha com isso.

O CakesDecor é antes demais um site, criado pelo Michael Bulla, que serve como rede de profissionais da decoração de bolos. Outros há, e todos têm formas semelhantes de trabalhar na raíz, o que varia são essencialmente as opções e a forma como se processam as escolhas dos bolos, os prémios, a visualização, etc.


Para se registarem no CakesDecor, vão ao site e inscrevem-se de forma simples: nome, nickname, password.

Não é aconselhável entrarem e colocarem logo um bolo a votação, porque vão ter uma decepção. Raras são as vezes em que um bolo de um principiante sobe muito no top. Porquê? Porque como rede que é, o CakesDecor vive da comunicação que se faz e da forma como se alimenta o perfil.


Os artistas podem seguir outros artistas, podem votar, podem fazer gostos, podem conversar, podem também escolher favoritos e guardá-los no seu próprio arquivo.


Os seguidores são notificados sempre que o artista que seguem coloca um bolo a votação e recebem um link directo para verem o bolo. Logo aqui o sistema faz com que quantos mais seguidores se tiver, maiores são as hipóteses de ter muitos likes assim que o bolo entra na galeria, porque esses são notificados da entrada.


Por outro lado, quanto mais andarem a visitar os bolos dos outros, fizerem gosto, adicionarem a favoritos os bolos dos outros artistas, maiores são as probabilidades de esses outros virem visitar a vossa galeria e colocarem gosto nos vossos bolos. Isto é assim, porque à velocidade e com a quantidade de bolos que está sempre a entrar, é difícil visualizar a grande maioria deles.


Antes de colocarem um bolo, devem ler com atenção as regras para tal. 
Nomeadamente os posts devem ser redigidos em inglês e não noutra língua qualquer, só estes avançam. Devem respeitar as regras básicas da civilidade, não devem ser ofensivos e devem poder ser vistos por todos!

Quando colocarem um bolo, assegurem-se de que o introduzem na categoria certa: bolos na categoria errada serão retirados. Também importante é as tags ou etiquetas que devem ser apelativas e devem estar entre vírgulas. Tudo isto é fundamental para o bolo ir a votação e começar a ser visto.

O que se ganha com o CakesDecor? À primeira vista não se ganha grande coisa: a maioria das pessoas que está no CakesDecor é cake designer e estrangeiro, não vos vai comprar nada. No entanto, há algo muito importante que se ganha no CakesDecor, que é o reconhecimento interpares, o reconhecimento entre aqueles que fazem o mesmo, que se dedicam à mesma arte e que por isso sabem dar o devido valor aos trabalhos expostos.


Mais que isso, um Top 3, Top 15, ou outra distinção, é algo que dá gozo, que dá prestígio a quem o ostenta e reforça no cliente ou amigo uma imagem de qualidade.


Mas ainda há os prémios: a CakesDecor promove ciclicamente prémios em dinheiro e não só. Para chegar ao topo nestes concursos, há que alimentar a rede e ir praticando os gostos nos bolos dos outros artistas.

Ver bolos como os que se vêem no CakesDecor pode também ser fonte de inspiração e algo que nos puxa a superarmo-nos no trabalho realizado, pois estarão a par de muito bons artistas a nível mundial.


Muito mais há a dizer sobre o CakesDecor, que contém blogs, tutoriais, foruns e receitas, neste momento tem cerca de 12840 decoradores de bolos, e já conta com bastantes portugueses, mas noutra oportunidade retomaremos este tema.


Quanto mais os decoradores de bolos nacionais se juntarem, maiores são as hipóteses de termos portugueses no topo.


Divirtam-se!
Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário