sábado, 5 de julho de 2014

O encanto dos Bolos, das Bolachas e dos Docinhos!

Quando vamos pelo Alentejo dentro e pensamos que estamos longe de tudo o que é Cake Design, eis senão quando nos deparamos com Vila Viçosa, linda e imponente, tranquila mas com milhares de histórias para contar, e no meio de tanta calmaria encontramos a Rosália da Bolos, Bolachas e Docinhos. Venham conhecer uma Cake Designer alentejana!

Quem está por trás da Bolos, Bolachas e Docinhos?
Chamo-me Rosália Caia, tenho 38 anos, casada e tenho dois meninos. Sempre adorei desafios! Adoro cozinhar, conviver com os amigos e sou muito chegada à minha família!

Como chegou até ao mundo dos bolos?
Tudo começou com um pedido do meu filho Diogo, que aos 4 anos queria um bolo com um carro de bombeiros - Bombeiro Sam. Na área onde vivo ninguém trabalhava com este tipo de bolos. Então pesquisei na internet onde poderia comprar a pasta e decidi fazer eu própria o bolinho dele. E assim começou a aventura dos bolos decorados, seguindo-se bolos para a família, amigos, e assim foi crescendo este hobby.

Porquê o nome Bolos, Bolachas e Docinhos?
Curiosamente o nome Bolos, Bolachas e Docinhos, surge com a criação da nossa página do Facebook, criada pelo meu irmão, foi ele o autor da página e foi ele também que me convenceu a partilhar os meus bolos na página.
Qual o pedido mais estranho que já fizeram à BBD?
Bem nunca tive um pedido estranho, mas um pedido que me foi complicado concretizar foi ter que realizar um leão esculpido em 3D! Para mim um desafio complicado uma vez que os bolos esculpidos ainda são uma aventura!




O que mais gosta de fazer nesta área?
Adoro fazer bolos para crianças… de modelar as suas personagens preferidas… e depois de ver a sua reacção quando vêem o bolo.
Quais as maiores dificuldades que sentiu ao longo dos tempos?
Para além de ser difícil num meio pequeno a valorização do meu trabalho, também tenho dificuldade em encontrar perto os materiais de que necessito.
Quais as maiores alegrias?
A maior alegria é, sem duvida, ver a alegria na cara das pessoas que recebem um dos meus bolinhos, sobretudo as crianças. Até mesmo quando são os meus filhotes a receberem os seus bolinhos de aniversário. Fico muito feliz com a felicidade deles!!
Se tivesse que escolher um bolo ou um tema especial dos que já fez/fizeram, qual destacaria? e qual a história por trás desse trabalho?
Um bolo especial…. Bem eles são todos especiais, mas escolhia o meu primeiro bolo em 3D dos Minions. Adorei fazê-lo porque, para além de ser um bolo esculpido ( tenho sempre receio destes bolos heheh), foi para oferecer ao meu afilhado que tinha sido pai recentemente e que é um grande fã dos Super Mário… daí ter sido muito especial para mim!

Fiz depois outro minion bombeiro, que também gostei imenso do resultado! Sei até que o noivo não deixou que o comessem e acabaram por congelar o bolo inteiro…para ser comido quando fizerem 1 ano!



Tem um instrumento preferido?
Tenho vários instrumentos preferidos, para as flores não passo sem o meu boleador, para decorar os bolos, sem o meu prato giratório. Não consigo estar longe dos meus pincéis e adoro todos os moldes que tenho.
Na vossa cozinha ou atelier, nunca falta....
Nunca falta a boa disposição e sobretudo a procura da perfeição, uma mania que tenho …
O que diferencia a Bolos, Bolachas e Docinhos no mercado?
Talvez a vontade de novos desafios, de pensar que neste mundo dos bolos quase tudo é possível e possível de concretizar apesar das limitações que sinto por vezes. Gostaria de ter mais formação mas sei também que por estes lados a oferta é reduzida. Nunca fiz qualquer tipo de formação nesta área, sou autodidacta e muito curiosa o que por vezes é, sem dúvida, uma aventura para mim!!
Que bolo gostaria de fazer que ainda não fez?
Já fiz tantos trabalhos e tão variados que nem sei o que me poderia ocorrer! Gostaria de “evoluir” mais na área dos bolos esculpidos. Esses sim, sinto-os como verdadeiros desafios…
Viver em Vila Viçosa e trabalhar o Cake Design nessa zona, acha que é diferente de uma grande cidade como Lisboa e Porto? Sente que seria diferente se estivesse numa das grandes cidades?
Trabalhar numa pequena Vila é sempre mais complicado do que numa área grande, pois há falta de materiais, e o mercado é sempre mais limitado.
Penso que seria diferente se trabalhasse numa zona como a grande Lisboa..ou mesmo o Porto..pois aí há maior disponibilidade de produtos e também a procura de bolos decorados por parte do público é diferente!
As pessoas ainda vêem um bolo decorado como um simples bolo de aniversário, veja-se pelo exemplo, que ainda há pessoas que me pedem um bolo decorado de um dia para o outro... o que está por trás de um bolo decorado não se pode comparar com um bolo simples...
E o público de Vila Viçosa como reage ao Cake Design? Trata-se de uma zona com muitos doces tradicionais, aceitam bem o conceito de decoração de bolos?
Sim, as pessoas aceitam bem a ideia dos bolos decorados, e por vezes trazem-me projectos interessantes e criativos...
E assim terminamos a nossa conversa sobre Cake Design no Alentejo. Obrigada Rosália pela disponibilidade! Partilhamos mais algumas obras de arte da Rosália!

Se quiser contactar a Bolos, Bolachas e Docinhos, consulte a nossa lista de artistas.
Divirtam-se!
Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário