segunda-feira, 28 de julho de 2014

Criações com Pasta de Açúcar - Mão

O tutorial que escolhemos para hoje foi retirado a partir de modelagem em argila e não em pasta de açúcar, no entanto adapta-se bem e sobretudo é muito minucioso no passo-a-passo, ilustrando a modelagem de mãos de uma forma tão intuitiva que considerámos que poderá ser um facilitador para muitas artistas.

Estas mãos são uma versão simplificada, à qual podem adicionar detalhes, tantos quantos queiram ou quanto se adapte aos seus hábitos de modelar.

Os instrumentos usados são simples. Um bisturi, faca, pincéis, uma agulha de tricot e agulhas caseiras.
Comece por fazer cilindros do tamanho que é apropriado para a sua figura. Enrole de forma a que não haja pontas mais estreitas para então achatar ligeiramente. Retire uma pequena protuberância de um lado da palma da mão, esta será o polegar. Enrolando entre o indicador e o polegar, recuar a área logo abaixo da palma da mão, esta zona será o pulso.






Usando um cabo do pincel ou outra ferramenta arredondada, faça uma pressão na zona do polegar, quase perpendicular em relação ao pulso.

Puxe mais a pasta do polegar, e arredonde-a com os dedos. Usando uma ferramenta arredondada mais uma vez, fazer uma outra saliência onde os dedos se juntarão à palma da mão.

Redefinir as áreas com a ferramenta arredondada. Tenha cuidado para não fazer estas marcas muito profundas, são curvas suaves.

Corte a secção, que será os dedos, em quatro segmentos de tamanho igual. Use o bisturi para esta etapa.






Cortar o excesso de pasta nas extremidades dos dedos de modo a que eles fiquem afiados.

Utilizando uma agulha separar os dedos na base. Usando os seus dedos, gire suavemente os dedos para os arredondar e deixar as arestas do corte afiadas. Um pincel é útil para entrar nos lugares apertados.

Continuar a enrolar a pasta nos dedos alongando-os, se necessário. Os dedos terão que ter uma espessura proporcionada na relação com os outros. Corte o excesso de comprimento e arredonde a ponta do dedo.




Aqui vê o pincel a ser utilizado para suavizar a área entre os dedos. Continue a suavizar e moldar a mão até ver os contornos da palma. Pode adicionar pequenas almofadas de pasta para as palmas das mãos se as suas mãos precisarem de mais espessura, por exemplo, na área do músculo na base do polegar. 

Use uma escova pequena para suavizar as curvas no interior das juntas de articulação do dedo. Isto contribui para dar um ar mais delicado às curvas da mão, sem que seja tão acentuado como seria se usasse o cabo do pincel ou uma agulha.

Pode adicionar pequenas bolas de pasta à parte de trás da mão de modo a formar juntas. Aqui é usada uma agulha de tricot para suavizar e misturar as bolas na mão. Uma vez que são amaciadas já no seu lugar, pode acompanhar com um pincel.






Continue a parte de trás da mão, usando novamente a agulha de tricotar. Um pouco de pasta é cortado a partir do dorso da mão, próximo do pulso, o que faz com que a área pareça mais com os contornos. Alise novamente.

Um pouco mais de recorte, suavização e contorno.

Estude na palma da sua própria mão para ver onde as linhas são colocadas. Pode usar um escovilhão (para dentes) como instrumento para fazer as linhas e reentrâncias da palma, mas o mesmo pode ser feito com uma agulha. Adicionar algumas rugas e vincos no pulso.

Agora os retoques finais: dobrar e moldar os dedos das mãos, trazendo o polegar à posição correcta relativamente à palma da mão. Estude a sua própria mão e veja como ele se move para obter essa posição. O polegar não se mexe sozinho, há todo um grupo de músculos envolvidos.

Unhas podem ser feitas de várias maneiras. Existem ferramentas disponíveis para usar para este fim ou pode simplesmente fazer a linha da cutícula com uma agulha fina, como vê na foto. Lembre-se também fazer um ligeiro vinco na ponta da unha, onde se une a unha com o dedo. Este vinco pode ser detalhado com um toque de pintura mais tarde para criar a aparência de uma unha real.




Bons Bolos!

Fonte: Debwood

Sem comentários:

Enviar um comentário