domingo, 13 de julho de 2014

Mesas cheias de estilo!

Para dar um toque requintado à sua festa ou casamento nada melhor que uma mesa bem decorada e bem doce, com pormenores deliciosos que podem até não ser muito caros mas que enchem o olho de todos os convidados, assim que entram na sala ou local do evento.

Para a combinação resultar na perfeição há 8 elementos a ter em conta que são fundamentais: bolos decorados, bolachas decoradas, bases elevadas de bolos (cake stands), complementos do tipo antigo e vintage, arranjos florais, decoração em suspensão, apresentação geral com grande beleza, e simetria.

Criar uma mesa de festa perfeita é, sobretudo, uma questão de harmonia entre os elementos escolhidos, equilíbrio de cores e complementaridade entre os vários elementos.


1. O esquema de cores / tema
O ponto de partida é sempre escolher o seu esquema de cores ou tema para o evento. Deve escolher uma combinação de duas ou três cores. Por exemplo, se servir em pratos brancos, o branco será a sua terceira cor, de modo que apenas deverá escolher duas outras cores. Não exagere com multi-cores.
2. O centro de mesa
O próximo passo é escolher a sua peça central, que é quase sempre um bolo decorado (e por aqui, preferimos e incentivamos a que seja) em andares ou não. Pode não ser um bolo decorado, ou pode não ser decorado com pasta de açúcar, por exemplo, uma óptima opção são os naked cakes. Convém que se destaque, em tamanho ou em altura e para isso pode arranjar uma base para bolo com pé alto ou um bolo com um topo de bolo que sobressaia. O centro de mesa pode também ser um arranjo de flores ou de gomas.
3. Adereços e complementos
Em seguida, veja que tipo de adereços e complementos existem ou estão disponíveis de acordo com o tema escolhido. Nem sempre, ou mesmo quase nunca, precisa ir às compras para decorar a mesa, pode muito bem aproveitar objectos que tem em casa. Por exemplo, se o tema é escola, pode aproveitar um globo dos seus filhos para decorar a mesa, ou se o tema é náutico, um conjunto de cabos ou cordas pode resultar numa decoração muito original.
Usar adereços próprios do tema é uma das maneiras mais fáceis de dar à decoração da sua mesa um toque requintado. Os pormenores fazem muita diferença e não são necessariamente caros.

Veja-se o exemplo abaixo: em flutes de champagne foi colocada uma limonada com um tom rosa e uma framboesa, muito adequados ao tema escolhido (festa de verão no jardim), foram dispostas de forma simétrica e criaram um toque final luxuoso a uma simples mesa de jardim. As lanternas estilo vintage e as flores espalhadas remataram a mesa sem necessidade de grandes gastos. Este tipo de adereços está disponível em várias lojas de decoração a preços acessíveis.

4 . O fundo
O fundo é muito importante e 
muitas vezes negligenciado, mas faz grande diferença no resultado final.

Há que estudar o local e escolher o melhor fundo possível. Nem sempre é possível ter um cenário naturalmente perfeito, e o mais provável é ter uma parede de fundo, pelo que optar por uma decoração com pompons ou fitas pode ser algo mais em conta e que resulta bem.

Se puder ter um aparador bonito, uma cómoda original ou um armário antigo à disposição, tanto melhor, mas senão, uma parede com pompons já tem outro ar e basta uma mesa simples que tudo se compõe.  Os pompons estão à venda em várias lojas da especialidade, vendem-se on-line e há até tutoriais para quem queira fazer os seus em Tutorial de pompons da Martha Stewart.




Com leques ou bolas de papel também se conseguem efeitos espantosos.

Outra forma de decorar o fundo é com balões.


Pode criar fundos especiais com recurso a impressão em grandes formatos, cartolinas recortadas em nuvens, tiras de papel colorido e banners com o nome ou a dizer “Parabéns!”.






Muito importante é a coordenação dos elementos do fundo com os elementos da mesa para dar uma sensação harmoniosa, seja qual for o tema escolhido.

Decorar uma mesa e o fundo ou parede que está por trás, pode ser divertido e é uma oportunidade para pôr em prática ideias que aprendeu em criança. Por exemplo, quem não se lembra de fazer leques com papel? Esses leques podem agora servir para decoração de paredes , em vários tamanhos e padrões.


À nossa volta tudo pode ser inspiração: desde o tema escolhido, a um convite, um elemento pelo qual quem faz a festa tem especial afeição, todos podem ajudar a tornar o evento inesquecível.

Na decoração do evento não precisam gastar fortunas, embora haja de facto acessórios que são caros ou que com um orçamento maior possam ser comprados já feitos, muito do que se vê apenas requer uma combinação equilibrada de materiais, empenho e gosto pelo que se está a fazer. É uma daquelas coisas onde a dedicação transparece e os pormenores fazem a diferença.

Se a decoração do fundo não é uma opção, uma forma alternativa para enquadrar a sua mesa é adicionar altura. Uma das maneiras mais simples de o fazer é a utilização de arranjos florais grandes ou volumosos como ponto central, com o bolo à sua frente. Use bases de pé alto e caixas bonitas e altas como plataformas para dar altura.



Para dar algum charme ao seu fundo, um espelho grande, ou um quadro também são alternativas.


5. A mesa
A mesa também é um pormenor importante, senão dos mais importantes e pode valorizar muito a decoração.
Nem sempre há opção, e só há hipótese de uma mesa que é a que está disponível, pelo que tudo o que há a fazer é investir na toalha ou nos acessórios que vão decorar a mesa.
Mas havendo opção, uma cómoda estilo vintage, um armário, um par de mesas mais pequenas, etc. podem dar um toque diferente ao seu evento.
Se a mesa tiver que ser banal, também pode com toalhas ou tecidos, banners, grinaldas, folhos ou rendas dar uma outra aparência e criar um efeito final espantoso.




6. Os doces (pratos de servir e etiquetas)
E, finalmente, a melhor parte - os doces e guloseimas!
Se quiser ou puder investir em frascos grandes transparentes (tipo de farmácia estilo antigo) vai ver que os vai usar vezes e vezes sem conta, dão com tudo. Não se esqueça de pendurar algumas etiquetas bonitas com fita em torno das tampas. Este é um pequeno toque que realmente dá uma aparência personalizada à sua mesa. Na Internet encontra vários tipos e de todos os temas, que pode imprimir ou personalizar a gosto.
Mais uma vez, a escolha dos doces e guloseimas deve-se pautar por um critério de equilíbrio de cores e harmonia na disposição. Aqui ficam alguns exemplos:


Recapitulando, os seis elementos essenciais de uma mesa perfeita são:
1.  Esquema de cores / tema bem escolhido
2. Uma peça central que impressione
3. Adereços perfeitos
4. Um fundo equilibrado
5. Uma mesa bonita
6. E finalmente uma boa escolha de doces, pratos de servir e etiquetas personalizadas!
Happy Baking

Sem comentários:

Enviar um comentário