quinta-feira, 10 de julho de 2014

Lisboa para Chocoólicos!

Foi em Novembro 2013 que decorreu o evento Lisboa Tasting, no Torreão Nascente do Terreiro do Paço.

Como não podíamos deixar de estar presentes, convidámos todos os chocoólicos a juntarem-se a esta iniciativa dedicada ao Chocolate!





Fomos conversar com o Mário Rui da Lisboa Tasting para saber um pouco mais desta iniciativa!


Como surgiu esta ideia?O projecto Lisboa Tasting surgiu da ideia de disponibilizar na capital eventos na área da gastronomia que abordem produtos de culto. O conceito do projecto foi criado para ser um novo motivo de atracção para a capital e, orientado em particular para o Terreiro do Paço, visando com isso também os turistas a quem se pode também oferecer mais um motivo de atração e satisfação.

Frequentemente encontramos eventos sobre uma temática mas que na verdade, incluem uma série de outros conteúdos não relacionados e que fazem com que se perca a identidade do evento. É comum assistir a eventos temáticos sobre um determinado produto gastronómico, mas que invariavelmente misturam outros produtos como artesanato e animação musical como atractivos adicionais para despertar a apetência do público ficando sem uma identidade própria. Nós queremos que cada tema abordado seja o móbil de atracção para o público por si só e é com esse objectivo que vamos trabalhar. A diferenciação, a qualidade dos produtos e a diversidade e originalidade da sua apresentação são os factores de diferenciação que vamos priveligiar.

Este projecto teve o envolvimento institucional da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) e da Câmara Municipal de Lisboa (CML), sendo a sua concessão e organização da responsabilidade de um conjunto de pessoas que com experiência na promoção de eventos se reuniram para este projecto. O Lisboa Tasting mostrou na capital sabores originais ou de culto, portugueses ou de outras partes do mundo, num formato cosmopolita e urbano, orientados para vários público-alvo e com distintos gostos e paixões.
O chocolate é um deles!

Porquê Lisboa Tasting? Ficarão apenas por Lisboa? Só trazem sabores e/ou chefs lisboetas?Este foi um projecto para a cidade de Lisboa! Trouxemos produtos de qualidade que correspondiam aos gostos de vários tipos de público e profissionais de todo o País, para disponibilizar também aos estrangeiros que nos visitam uma mostra da nossa qualidade gastronómica. O Lisboa Tasting foidesenhado para realizar no primeiro ano quatro eventos com temáticas distintas que esperamos alargar nos anos seguintes. Como é natural o conceito poderá ser replicado noutras cidades.


Quem está por trás do Lisboa Tasting?Um conjunto de três profissionais com experiências em vários tipos de eventos, entre eles eventos de gastronomia que se juntaram para criar o Lisboa Tasting que dá nome à empresa e à marca.

Este é o primeiro projecto? Terá continuidade?Este foi o primeiro evento de um projecto que queremos ver crescer no futuro. Os profissionais envolvidos têm uma vasta experiência na organização de eventos para nas áreas gastronómicas, ao nível do chocolate e vinhos, tanto em Portugal como em Espanha. Contamos com a nossa experiência e com profissionais de referência nas suas áreas de actividade com quem temos trabalhado ao longo dos anos para fazer deste novo projecto um sucesso e que, claramente vai ter continuidade com mais e diferentes temas.

No Lisboa Tasting vários expositores, seleccionados pela qualidade e originalidade dos seus produtos,tiveram pontos de venda com repletos de tentações: Casa da Isabel; Casa Grande; CEA Cacau & Arte chocolates; Doces da Paulinha; Magia Dourada; Boutique do Chocolate; Nev chocolate; Delícias Dom José, Doces Pecados; Choco & Mouse, são alguns dos que marcaram presença. Participaram mais de uma dezena de Chef´s pasteleiros e chocolateiros em actividade permanente, oferecendo também os seus conselhos e truques aos visitantes. Entre doces e bombons houve muito para ver, aprender e degustar.

A Escola de Hotelaria do Algarve e o Centro de Formação Alimentar da Pontinha, aliaram-se também ao projecto e fizeram mais de duas dezenas de estátuas de chocolate que estiveram em exposição. Será também lançado um novo projeto hoteleiro em Portugal, o “Hotel do Chocolate” que irá dar a conhecer as suas propostas em termos de chocolate e irá proporcionar também algumas oportunidades únicas para os visitantes.

O custo da entrada foi de 3.50€ e a entrada era livre para crianças até aos 10 anos.

Divirtam-se!


Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário