sexta-feira, 4 de julho de 2014

Hibisco passo-a-passo!

O Hibisco é uma flor linda, da qual existem mais de 200 variedades. Se a colocar num bolo, é sucesso garantido. Escolhemos este tutorial um pouco mais complexo pois descreve com grande pormenor todas as técnicas utilizadas.




Para fazer o olho:Com um pedaço pequeno do tamanho de uma ervilha de pasta de flores bem trabalhada, forme uma salsicha e enrole num fio de arame humedecido. Enrole a salsicha com os dedos até que tenha a largura e comprimento que precisa, afinando ligeiramente de modo a que a ponta seja mais espessa do que o resto. Qualquer excesso de pasta deve ser removido a partir da extremidade inferior do fio.


A ponta ligeiramente mais espessa do que o resto torna mais fácil inserir os estames. Poderá adquirir os estames já feitos em qualquer loja da especialidade ou fazer os seus próprios estames, dando-lhes a aparência que desejar.

Corte os estames curtos e insira-os to mais uniformemente possível, com uma pinça.



Deixar secar bem antes de colorir.

Introduza 4 estames mais compridos que se destacarão.



Para as pétalas: Com um pouco de pasta de flores, enrole e forme uma pequena salsicha. Abra com o rolo até ter uma espessura de cerca de 2/3mm. A partir daí abra ligeiramente do centro para fora, de forma a deixar um pouco mais espesso ao centro, onde irá introduzir o arame (fio de florista).



Nada como os moldes de silicone para dar à pétala o aspecto mais natural. Há moldes como este da fotografia, mas há também outros que trazem dois lados, que resultam melhor, já que ao pressionar um contra o outro as pétalas adquirem a forma e a aparência mais próxima do real, por vezes até com a curvatura necessária.

Insira 1/4 de comprimento do fio humedecido na pétala, sentindo a forma do fio entre o polegar e o indicador. Coloque a pasta sobre o molde de silicone, mantendo o arame ao centro. Pressione a pétala contra o molde com os dedos ou com uma esponja. Se tiver moldes de 2 lados, basta pressionar um contra o outro. No fim, retire a pétala e vire. Usando a esteca de corte, corte em torno da impressão deixada na pasta.



Transfira a pétala para um tapete de bolear ou uma esponja e suavemente vá passando um boleador pela extremidade da pétala. Curve o fio ligeiramente, mantendo a pétala entre o polegar e o indicador.



Coloque as pétalas a secar. Dica Cake Beats: Conforme o tamanho das pétalas poderá usar ou uma caixa de ovos ou os separadores de maçãs, daqueles que se vêem nos supermercados. Pode também comprar algumas bases de plástico próprias para o efeito, à venda nas lojas da especialidade.

Como são precisas cinco pétalas para fazer uma flor, é uma boa ideia fazer uma pétala extra para o caso de alguma se partir.

Quando as pétalas estão secas, colore com o pó das cores escolhidas. Aqui usou-se vermelho e ao centro das pétalas um amarelo forte.



Monte a flor colando as cinco pétalas à volta do olho, sobrepondo-as um pouco.



Para fazer o botão de flor:

Fazer uma bola do tamanho de uma ervilha de pasta de flores dando-lhe a forma de uma lágrima, e inserir num fio de arame humedecido. Aperte a pasta a partir da ponta do botão para a base, em três "asas" iguais.



Coloque olho no tapete de flores, e com a esteca de flores vá marcando os veios como na foto. Quando chegar ao fim, revire um pouco cada uma das partes de forma a que pareçam pétalas do botão. Pode passar já o pó se preferir.




Use um cortador para esta fase e com o boleador dê-lhe a aparência de folhas. Humedeça com um pouco de cola e aplique.

Use um segundo cortador mais pequeno para compor e novamente passe com o boleador. Humedeça e cole.



Assim fica terminado o Hibisco.




Divirtam-se!

Happy Baking!

Fonte: Duskyroseveiners

Sem comentários:

Enviar um comentário