sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cupcakes Chávenas de Chocolate quente: passo-a-passo

Há tutoriais muito simples mas que são geniais pelas ideias divertidas que nos dão.

Exemplo disso, é este de como fazer cupcake que parecem uma chávena de chocolate quente! Bom para começar ou acabar o dia!
 
Para dar uma ideia do tamanho real do cupcake, aqui fica uma foto de comparação entre o cupcake e uma chávena de chá.




Começe por fazer uns queques a gosto, a receita que mais gostar, ou de embalagem. Caso prefira pode sempre comprar já feitos.

No caso destes cupcakes as laterais foram cobertas com ganache de chocolate branco, mas pode escolher uma outra cobertura, desde que seja apenas para as laterais, e deixe o topo e a parte de baixo sem cobertura.

Depois do ganache ou a cobertura escolhida ter assentado, cole uma tira de pasta de açúcar branca, feita à medida do queque com mais um pouco de altura de forma a poder segurar a cobertura que irá fazer de chocolate quente posteriormente.



Para fazer a pega da chávena, corte uma tira pequena de pasta de açúcar branca e cole ambos os lados à chávena com água ou água com CMC diluído.

Para a cobertura opte por Royal Icing de cor castanha, podendo também fazê-lo com nutela aquecida, ou então merengue colorido de castanho escuro. Aqui a imaginação é a ferramenta principal. Não pode ser nenhuma cobertura muito líquida, para não escorrer, e de preferência algo que ao arrefecer fique como se de chocolate quente se tratasse: até pasta de açúcar castanha escura, com gel de brilho, poderá fazer o efeito, embora não seja a melhor opção.

Depois de “encher” a chávena com o "chocolate quente", pode colocar uns marshmallows em miniatura para dar o toque final, ou um outro pormenor a gosto de que se lembre.

Nesta fotografia, consegue-se ver o resultado!




Divirtam-se!

Happy Baking!

Adaptado de: Diary of a Ladybird, Fondant fun hot chocolate cupcakes.

1 comentário: