quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como evitar bolhas nos bolos: dicas

As principais causas de bolos com bolhas, bolsas ou falhas são:
Bolos desniveladas ou abaulados;
Não deixar o bolo arrefecer o suficiente;
O excesso de recheio;
Falta de suportes.

Para evitar estas falhas aqui ficam algumas dicas:

Encha a forma até cerca de 2/3. O objetivo é fazer com que o bolo suba apenas até ao topo da forma.

Quando o bolo acaba de cozer, deixar arrefecer cerca de 10 minutos na forma. Após 10 minutos, com uma faca de serrilha longa ou nivelador de bolo, e, utilizando a parte superior da forma, como guia, nivelar o excesso na parte superior.

Quando cortar o topo, terá um bolo perfeitamente nivelado. Com os restos pode até fazer cake pops!

Vire o bolo e desenforme sobre uma rede própria para arrefecer bolos. Deixe arrefecer completamente. Nesta fase há quem goste de envolver os bolos em película aderente e colocar no frigorífico ou congelar.

Com uma espátula espalhe o recheio do centro para fora. Tenha cuidado para não usar muito recheio. Use apenas o suficiente para cobrir o bolo.


Repita o procedimento com todas as camadas de bolo.

Quando o bolo estiver recheado e montado, preencha com cobertura as laterais em redor do bolo de forma a colmatar as pequenas lacunas que possam ter ficado entre camadas.

Cubra o bolo.

Se estiver com pressa, ou o recheio for perecível, coloque no frigorífico pelo menos por 20-30 minutos (ou enrole e deixe durante a noite). Se o recheio não é perecível, deixe o bolo descansar durante várias horas para que ele possa estabilizar. Quanto mais tempo deixar o bolo descansar, mais definido vai ficar. Muitos artistas deixam os bolos descansar durante a noite, antes de prosseguir com a última camada de buttercream ou de cobrir com pasta.

Se não tem muito tempo para deixar o bolo de descansar, pode acelerar o processo de sedimentação, colocando um objecto pesado em cima do bolo, como um livro, um azulejo. O azulejo (com o mesmo tamanho que o diâmetro do seu bolo) vai sedimentar o bolo em cerca de 2 horas.

Se refrigerar o bolo mais de 30 minutos, deixe descansar à temperatura ambiente alguns minutos antes de prosseguir para a próxima etapa. O ar dentro de bolos muito frios começa a expandir-se quando aquece e se for preso pela cobertura, pode começar a criar bolsas de ar.

Para terminar use a espátula para alisar de forma a retirar excessos e homogeneizar o mais possível toda a cobertura.


Se for um bolo para montar em andares, lembre-se de cortar os tubos ou palhinhas exactamente à altura do bolo, nunca inferior! Se os cortar inferior à altura do bolo, o peso das camadas superiores pode pressionar para dentro do bolo e fazer com que surjam protuberância. Não esquecer de colocar entrebolos.
Esperamos com estas dicas conseguir ajudar a ter bolos lisos e sem bolhas e/ou bolsas.
Divirtam-se!
Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário