quinta-feira, 10 de julho de 2014

Bolos e Bolachas com projector

Quem faz bolos não precisa de ser sobredotado em todas as áreas. Todos têm preferências e todos têm coisas que não gostam tanto de fazer. Têm mais jeito para umas coisas que outras e é mesmo assim.
Para quem sente mais dificuldade na parte relacionada com o desenho e pintura há uma ajuda preciosa que muitos artistas usam, mas nem todos confessam: o projector. Há quem diga que é batota, mas como o Cake Design não é um jogo, não vem grande mal ao mundo se usarem esta técnica e se com ela obtiverem melhores resultados. O cliente fica contente e o cake designer também.
Existem projectores específicos para o Cake Design, um deles é o Kopycake, que é feito de forma a projectar num bolo ou numa bolacha o desenho que se pretende copiar. Dispõe de uma mesa especial onde se coloca o bolo ou a bolacha e assim tudo parece mais fácil! Obtêm-se resultados fabulosos!
Aqui ficam dois exemplares:



No segundo Kopykake podemos inclusive colocar um livro aberto.
Como funciona? Comece por imagens simples, pois o projector vai facilitar a vida a quem desenha, mas não desenha por ninguém e não diminui em nada as dificuldades que posam ter com o Royal Icing... Introduz a imagem no projector, de pernas para o ar e acende a luz. (a imagem não precisa estar em papel transparente, mas o papel não pode ser muito grosso para não prejudicar a definição da projecção)


Coloca o bolo ou a bolacha na mesa própria para o efeito.

Comece por desenhar os contornos e deixe secar
A seguir pinte ou preencha os espaços com as respectivas cores. Deixe secar. (por vezes leva bastante tempo, dependendo do material que está a usar)

Os pormenores finais só devem ser pintados quando a base já está seca.

O projector também permite aumentar e diminuir as imagens ou pode fazê-lo no computador ou scanner e depois usar no projector.
Os projectores deste tipo vendem-se na internet, encontrámos poucos em Portugal mas um deles foi num site de leilões on-line. Nem todos os sites enviam para Portugal.  Há fornecedores de equipamento de cozinha que poderão ter este tipo de projector para venda, mas não foi possível confirmar junto de nenhum deles. Na Parabolos.pt há a partir de 96 euros. Em média, custam a partir de cem euros na versão mais barata e vão até cerca de 500 euros ou um pouco acima nas versões topo de gama.
Divirtam-se!
Happy Baking!
Nota: Imagens retiradas da net. Há alguns videos que explicam o uso desta técnica na net. Aqui ficam 2: video 1, video 2

Sem comentários:

Enviar um comentário