terça-feira, 15 de julho de 2014

Bolo de Chocolate e Earl Grey‏

A receita original de onde partimos foi do site da Twinnings para o chá do tipo Assam. No entanto experimentámos com Earl Grey porque achámos que resultaria bem o sabor do chocolate e da bergamota juntos, e foi um sucesso!


Para esta receita, o chocolate de culinária convém ter uma percentagem de Cacau na ordem dos 70%, para optimizar os sabores quer do chocolate, quer do chá. Quanto ao chá, convém que seja um Earl Grey de boa qualidade, onde se sinta o sabor da bergamota, pois é este que lhe dá a graça e faz diferença, dando requinte à mistura de sabores em causa.

Receita de Bolo de Chocolate Earl GreyIngredientes:
Saquetas de chá EARL GREY - 2
Sal - 1 pitada
Chocolate para culinária a 70% - 125g
Ovos - 3
Leite - 50ml
Açúcar - 80g
Manteiga sem sal - 100g
Farinha - 80g
Preparação:Pré-aqueça o forno a 170 ° C, unte a forma com manteiga e polvilhe com o cacau em pó.
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Alternativamente pode derreter no microondas em 3min, mexendo ocasionalmente. De seguida, aqueça o leite e rasgue dois saquinhos do chá, deixando os grânulos de chá para absorver os aromas.
Adicione o leite com chá à mistura de chocolate derretido.
Separe os ovos e de seguida, misture bem as gemas, a farinha, o açúcar e o sal antes de adicionar a mistura de chocolate quente.
Bata as claras em castelo e adicione-as cuidadosamente à mistura, envolvendo.
Despeje os ingredientes na forma untada com cacau em pó e leve ao forno durante aproximadamente 25 minutos ou até que os lados estejam a diminuir ligeiramente afastando-se da forma e ao espetar um palito no meio do bolo, saia limpo.

E está pronto!

Experimentem que vale a pena!

Divirtam-se!

Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário