quarta-feira, 2 de julho de 2014

Back to Basics - Pincéis!


A Ana Elisa Salinas, um grande nome do Cake Design Brasileiro, publicou na sua página do Facebook as suas recomendações para cuidar dos pincéis. O texto está muito completo, e contém óptimas dicas para que os nossos pincéis vivam mais tempo mantendo as características iniciais. 


Partilhamos o texto na íntegra para que aproveitem estas dicas.

"Se somos artistas e trabalhamos com arte, o pincel é uma ferramenta constante em nossas mãos.
 

E uma coisa é certa: nada como um pincel novinho, com as cerdas macias, penteadas, com tudo no lugar!!!

Aí, começamos a fazer nossa arte, sujamos, lavamos, sujamos novamente e, quando percebemos, aquele pincel lindo que pagamos caro está irreconhecível, com os pêlos em estado de desgraça!

O problema está na nossa arte? Claro que não!!!

O problema está em como estamos tratando nossos pincéis.

Então, o "Tema" de hoje na verdade será sobre dicas de como cuidar de uma das mais importantes e frágeis ferramentas do nosso trabalho.

Poucos olham para os pêlos dos pincéis como deveria: são como os nossos fios de cabelo, que precisam ser limpos, hidratados e penteados! Sim, gente, um dia de beleza para eles será muito bom!

E, para limpar todo bom pêlo de origem animal, nada melhor que shampoo e condicionador! Isso mesmo!!

Vamos às dicas:


1- Nada de detergente, sabão em pó, ou outros produtos de limpeza geral, que na verdade ao invés de limpar irão acabar com nossos pequenos tesourinhos.


2- Deixe os pincéis de molho na água com um pingo de shampoo, faça espuma, e mantenha-os assim por pelo menos 20 minutos. Depois enxague bem, tirando toda a sujeira restante com as pontas dos dedos.


3- Em seguida, passa condicionador. Um a um, esfregando os pêlos com as mãos, e enxaguando-os em seguida. Repita a operação.


4- Seque cada pincel com um papel toalha e "pentei-os", fechando os pêlos para cima, como costumamos receber os pincéis novos.


5- Nesta fase, hidrate-os passando um pouco de gordura vegetal na ponta dos dedos, passando apenas na parte externa dos pêlos.


6- E, para finalizar, passa Spray Fixador de cabelos, um jato rápido, para fixar as cerdas evitando que elas se abram com o tempo. Guarde sempre com os pêlos para cima, em um copo, ou deitados em uma caixa. Antes de reutilizar, basta lavá-lo com álcool de cereais, retirando o fixador.


7- Caso o seu pincél tenha sido usado para pintar detalhes em ouro ou prata, antes de todo o processo, deixe-os de molho 15 minutos em álcool de cereais, e volta à etapa 1.

E com isso temos pincéis e artistas felizes!"


Divirtam-se!

Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário