terça-feira, 1 de julho de 2014

Aplicar vapor nos bolos!


Aplicar vapor nos bolos tem dois efeitos imediatos: elimina restos de amido ou de açúcar em pó (o que é especialmente útil nas cores escuras) e torna tudo mais brilhante.

Nos prateados, dourados ou outras cores metálicas, o vapor permite tornar a cor mais homogénea e ainda mais brilhante. Permite fixar os pós aplicados nas flores e bolos, e ajuda a livrar-se de dedadas que eventualmente possam ter ficado no bolo. O vapor intensifica as cores, pelo que deve experimentar antes, caso tenha uma indicação muito precisa do cliente ou uma amostra de tecido com a cor que o cliente pretende.
Este é um truque usado por alguns profissionais e que é amplamente difundido nos EUA, Canadá e países anglo-saxónicos, muito graças à divulgação da técnica pelas séries televisivas como o Cake Boss, mas é uma técnica muito útil e que se torna viciante.
No entanto, trata-se de uma técnica a aplicar quando se pretende um efeito brilhante numa peça ou num bolo, e nem sempre se quer tal efeito: atenção que o efeito brilho realça defeitos que poderiam passar despercebidos com o efeito mate, pelo que há que ter cuidado e verificar se, onde se vai aplicar vapor, está em condições para tal. Por exemplo, se se vai fazer um sapato em bolo, pode ter todo o interesse em passar o vapor que vai permitir um efeito ultra-brilhante, que de outra forma só se conseguia com gel de brilho, que não fica tão bonito.
Para exemplificar aqui fica um video da The Krazy Kool Way, que é bastante elucidativo e dos que melhor ilustra a aplicação de vapor nos bolos e peças.
Os vaporizadores estão à venda nas grandes superfícies, na zona dos ferros de engomar, e encontrámos a partir dos 9€. Fundamentalmente, há-os de dois tipos: com mangueira (figura 1) e portátil (figura 2)
Exemplos de peças que em que foi aplicado vapor:

Os vaporizadores funcionam quase todos da mesma maneira: enche-se de água, liga-se, deixa-se aquecer, e está pronto a usar. Para aplicar, não usar demasiado próximo do bolo ou da peça e fazer pequenos movimentos circulares como quem está a aplicar um spray. Demora apenas uns segundos e está pronto! Como não quer derreter o seu bolo não deixe demasiado tempo. 

Para evitar a formação de gotas de água, certifique-se de que o vaporizador está a funcionar em pleno e que não tem bloqueios. bloqueios levam à acumulação de vapor e consequentemente à formação de gotas de água no próprio bolo. A qualquer peça pode ser aplicado vapor, por mais delicada que seja.
A prática é o segredo. Quanto mais praticar melhores resultados irá obter.
Divirtam-se!
Happy Baking!



Sem comentários:

Enviar um comentário