quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ana Remigio: Emoções de Açúcar!

Do norte ao sul, do Continente às ilhas, Portugal é um país cheio de talento.

Há-o em todo o lado, aparece onde menos se espera e das formas mais imprevistas.

Hoje falamo-vos de uma artista com que nos encontrámos lá fora: foi no CakesDecor onde a conhecemos, quer pelos seus trabalhos e recorrentes posições cimeiras nos tops de bolos.


Perceber que tal talento era português, só foi surpresa porque até aí não a conhecíamos... não é das artistas mais faladas em Portugal, não o é nas revistas portuguesas da especialidade, como também não é das artistas mais cotadas a nível nacional, e no entanto é muito valorizada fora de portas. Do Cakes Decor ao Cake Central até à Revista de referência a nível mundial que é a Cake Central Magazine, a Ana tem estado em todo o lado e não é possível ficar indiferente às sensações que os bolos e tutoriais da Ana nos transmitem. Bolos que transbordam sensibilidade, tornaram-na já uma referência do Cake Design nacional.

Venham conhecer a Ana Remigio da Cupcakes & Dreams.

Quem é a Ana Remigio?
Olá sou a Ana Remígio sou casada e mãe de duas adoráveis crianças. Resido em Lagoa/Carvoeiro no Algarve, sou licenciada em Marketing e tenho uma paixão por tudo o que é doce...talvez por, desde muito cedo ter partilhado com a minha avó (uma doceira de mão cheia) e a minha mãe (uma doceira maravilhosa) doces incursões pela doçaria tradicional portuguesa... que fizeram as minhas delícias de infância.
Como chegou até ao mundo dos bolos?
Não possuo qualquer tipo de treino ou curso de decoração de bolos, sou apenas uma apreciadora e pretendente a cake designer, autodidacta.

Devo dizer que já me aventurei pelas diversas vertentes da doçaria e que de todas elas, uma se destacou e me conquistou por completo... a Doçaria Conventual. Sou uma acérrima defensora desta arte a qual, na minha modesta opinião tem uma riqueza ímpar.



Neste contexto não foi preciso muito para que o interesse pelos cupcakes  surgisse... o que começou por ser uma mera curiosidade, de alguma forma transformou-se numa obsessão por criar pequenas obras de arte e ao mesmo tempo proporcionar momentos de prazer...



Daqui aos bolos decorados foi algo que aconteceu naturalmente, até porque, para mim o Cake Design não é mais do que uma forma de arte.
Usa apenas o seu nome, ou tem uma marca ou empresa sua? Se sim, qual?
Há três anos atrás decidi criar uma página no Facebook - "CUPCAKES & DREAMS Portugal", onde comecei por colocar algumas fotos dos meus cupcakes e partilhar muitas outras de tantos famosos Cake Designers, nunca prevendo nem tão pouco sonhando que algum dia poderia criar bolos ao nível dos que outrora apenas contemplava e admirava.

Adoro estudar, criar, escolher formas e cores, aplicar materiais e técnicas que me permitem resultados muitas das vezes arrojados e espectaculares. Devo confessar que adoro tudo o que seja fora do "normal", adoro criar e principalmente esculpir estas doces obras de arte...nada neste mundo é estranho...tudo é permitido!!  A imaginação não tem limites...



Mas nesta área como em tantas outras neste país, ainda existe uma limitação quer nos artefactos utilizados para a realização deste tipo de obras de arte quer nas mentalidades....mas nada se compara à reacção das pessoas, principalmente a das crianças, ao vislumbrarem os seus bolos, é algo único e indescritível, muito gratificante.
Se tivesse que escolher um bolo ou um tema especial dos que já fez, qual ou quais destacaria? e qual a história por trás desse trabalho?
Tenho um bolo muito especial para mim...foi um tributo que fiz a uma grande e maravilhosa Mulher, a minha Mãe...fi-lo no dia da Mãe este ano...em 41 anos foi a primeira vez que não partilhei este dia com ela...ela faleceu em Novembro do ano passado...ainda hoje não consigo escrever estas simples palavras sem me emocionar. Foi um bolo que quando comecei não tinha nada planeado...foi surgindo, inspirado por elementos que ela adorava e quando acabei fiquei apaixonada pelo resultado final, que mais tarde acabou por ser uma obra com algum reconhecimento no meio, ao ser seleccionada e publicada pela Cake Central.

Tem um instrumento preferido?

Tenho um livrinho de esboços com alguns projectos que gostaria de um dia realizar...sendo o Cake Design um hobby e praticamente só exercido para família e amigos, decidi começar a vender tutoriais para poder de alguma forma sustentar esta paixão...poder praticar... porque apesar de nunca ter frequentado um único workshop ou acção formativa, gostava de aperfeiçoar algumas técnicas e testar ao máximo as minhas capacidades.
A Ana tem obtido reconhecimento da qualidade das suas obras através da subida dos seus bolos nas votações a decorrer no Cakes Decor. Como lhe ocorreu começar a participar no CakesDecor? O que espera alcançar com isso?
Completamente rendida à arte do Cake Design comecei a partilhar fotos dos meus bolos em páginas no Facebook com algum prestígio no meio e que me incentivavam. Algures por aqui "tropecei" na CakesDecor, foi um site como tantos outros que visitei e que à primeira vista não me despertou grande interesse, até porque, confundi o site com um daqueles sites que é necessário pagar para partilhar as nossas fotos.

Passados alguns meses voltei a visitar o site, bisbilhotei e reparei que alguns dos grandes nomes deste meio lá se encontravam e pensei que seria interessante ter grandes referências que eventualmente poderiam comentar um dos meus bolinhos e lá preenchi e partilhei um dos meus bolos favoritos na altura, o meu Piano Clássico. E qual não foi o meu espanto quando em poucas horas o meu bolinho estava em 1º Lugar no Top 15 da CakesDecor. Fiquei tão orgulhosa e feliz que tal como eu costumo dizer, foi o início de uma história de amor!! 



A partir desse dia posso dizer que me mudei para a CakesDecor, o ambiente descontraído e quase familiar com que fomos convivendo, evoluiu para um site onde existe uma atmosfera espectacular de apoio e encorajamento quer a Cake Designers experientes, quer a quem está a iniciar.



A principio começou como sendo uma forma de reconhecimento, mas com o passar do tempo comecei a conhecer as pessoas pelos seus nomes, fiz algumas amizades e a determinada altura o Michal decidiu fazer um reconhecimento público e agradecer o meu contributo bem como o da Goreti (que por incrível coincidência é também portuguesa apesar de residir há muitos anos nos E.U.A) pelo nosso contributo em promover um ambiente positivo e encorajador, ou seja fomos promovidas a anfitriãs. 

É de alguma forma gratificante fazer parte de um site onde se encontram realmente grandes nomes do Cake Design, mas também pessoas desconhecidas encantadoras que partilham todos a mesma paixão, onde o nosso trabalho pode ser reconhecido e apreciado sem preconceitos, onde a partilha e entreajuda ganha sempre, onde a inspiração não tem fim.

Devo dizer que quando recebi a mensagem do Michal para a entrevista fiquei estupefacta...não havia muitos dias tinha acabado de sair a entrevista da Karen Portaleo, que entre outros grandes nomes figuram na lista de entrevistas da CakesDecor e pensei...isto deve ser alguma brincadeira!!! E ele insistiu... que havia um grande interesse em conhecerem-me melhor...e eu fiquei...sem palavras... Levei algum tempo para voltar à Terra e quando voltei fiquei tão feliz e orgulhosa: eu, uma completa desconhecida no meio de artistas mundialmente reconhecidos, e fiquei ainda mais feliz quando a entrevista saiu e foi uma das mais comentadas.

A partir dai tem sempre vindo a melhorar, comecei também a partilhar os meus bolos no site da Cake Central, um site já mais exigente (o que não impede vários lugares no top diário) mas onde o reconhecimento tem um sabor a triunfo...talvez por ser considerado o maior site do género a nível mundial e no qual já fui "featured" com dois bolos.

Muito recentemente recebi um convite (para realizar um trabalho) muito prestigiante e com o qual penso ter alcançado um reconhecimento nunca imaginado mas muito desejado, como deve calcular uma desconhecida no meio, ser convidada para realizar um trabalho para a maior revista de Cake Design do mundo é algo, para mim, fenomenal.

O trabalho foi executado e passou as duas selecções tendo sido publicado este mês na Cake Central Magazine (que só poderei partilhar as fotos no final do mês).

Nunca nos meus mais rebuscados sonhos imaginaria que algum dia haveriam pessoas no outro lado do mundo interessadas no que eu faço e como faço...
Quem é a Ana Remígio??? Alguém que sem qualquer tipo de pretensão vai conseguindo através de valores e uma grande paixão alcançar algo que nunca imaginou que fosse possível...conseguir transformar açúcar em emoções.
Aqui ficam mais alguns trabalhos da Ana.
Para mais informações poderão consultar a página Cupcakes & Dreams no Facebook ou por e-mail para cupcakesdreams@gmail.com






Obrigada Ana pela disponibilidade, pela simpatia e pelas emoções com que nos brindou ao contar a sua história.
Happy Baking!


Sem comentários:

Enviar um comentário