terça-feira, 8 de julho de 2014

A torre da Rapunzel: passo-a-passo

A torre da Rapunzel tornou-se uma das imagens mais icónicas das princesas da Disney dos últimos tempos. É desejada por muitas meninas para bolo de anos, e não é muito fácil de conseguir um bom resultado à primeira. Este tutorial que hoje partilhamos ajuda a garantir uma estrutura sólida e que pode ser ponto de partida para muitas outras ideias que queiram converter em bolo.

Pode encontrar as imagens no final do post.
Comece por definir o tamanho do bolo: um bolo estruturado tem uma grande parte do peso em estrutura, pelo que deverá contabilizar bem todo o peso e custos associados, bem como explicar a quem vai receber o bolo que uma parte significativa não é comestível ou pelo menos não é bolo propriamente dito. A torre tem que ser proporcionada, o que traz um problema de estrutura logo à cabeça: a torre da Rapunzel não é muito larga, é até bastante estreita nas imagens do filme que as crianças têm na cabeça, no entanto uma estrutura demasiado estreita pode levar a acidentes com o bolo de cima mais à frente, sobretudo no transporte. Assim, se o bolo encomendado não for muito grande, o melhor é optar por fazer uma parte de cima da torre apenas em pasta de açúcar, ficando o bolo apenas na parte de baixo.
No tutorial que trazemos hoje, o bolo era para servir cerca de 70 fatias, pelo que a estrutura escolhida foi o tubo de PVC de 4 cm de diâmetro, que encontram em qualquer loja de bricolage, na secção de canalização.
Para começar, aparafusou-se um bloco de madeira à placa de base do bolo para actuar como escora e suporte adicional para o nivelamento da tubagem e com uma pistola de cola forrou-se o interior deste para o tubo aderir.
Assim que a cola secar, insira o tubo, adicionando um pouco de cola para o contacto entre o tubo e o suporte e assegure-se de que fica bem preso.
Uma vez devidamente inserido e colado, deve ter a aparência abaixo. Como esta é a estrutura que vai sustentar todo o bolo, verifique novamente que está bem preso e que não tem qualquer folga.
Para a parte superior, precisa de uma base de bolo de dimensões iguais à forma de bolo que irá utilizar.
A esta base aparafuse também um pedaço de madeira e repita o processo com a cola, desta vez na parte de baixo da base, de forma a que fique bem preso ao tubo.
Uma vez terminada a colagem e aparafusagem deve ser semelhante à figura.
Não se preocupe com os parafusos e cola porque serão cobertos e não terão contacto com o bolo.
Cubra o tubo com película aderente e pasta de cereais, moldando o topo e a parte de baixo da torre de forma a que se assemelhe à torre da Rapunzel. Para que a pasta de açúcar adira à pasta de cereais pode usar chocolate derretido, o que dá um bom acabamento.
Se tiver muitas irregularidades na pasta de cereais, preencha os buracos que vê com bocadinhos da pasta de cereais, passe o alisador, cubra com ganache de chocolate e forre novamente com pasta de açúcar. Já vai obter um resultado muito mais homogéneo e agradável de ver.
Quando estiver bem seco e seguro, cubra com a camada final de pasta, e com a pasta ainda maleável, marque as fissuras e os tijolos que pretende, para começar a ganhar a forma da torre dos desenhos animados.
Comece a colocar os tijolos: pode cortar um a um, ou com um molde pressionar e marcar a pasta da cor do tijolo em cima da mesa e depois colar à torre. Para dar um aspecto mais realista, use o pó de cor mais escura, por exemplo castanho chocolate, de forma a definir as reentrâncias e salientar as juntas.
Comece a colocar as folhas e flores típicas da torre.
Para a estrutura do telhado, use um cone de gelado e encha com pasta de cereais para dar mais estabilidade.
Cubra o cone com a cor das telhas: lilás. A razão de ser da cobertura ser igual à cor das telhas é pelo facto de ao colar as telhas poder haver falhas entre elas, e assim o que aparece é a mesma cor o que disfarça as falhas.
Use 3 tons diferentes de lilás, ou da cor que escolher e coloque aleatoriamente. Faça a chaminé e coloque. A torre começa a ganhar forma!
Adicione a Rupunzel olhando melancolicamente para o chão abaixo. Certifique-se de que faz uma cabeça achatada (na parte de trás), para que ela não fique muito fora da janela.
Adicione o seu bolo para a parte de trás e nas laterais da torre. Esta é a parte divertida: não tem que ficar perfeito, pode colocar como lhe parecer melhor, para imitar a paisagem do jardim à volta da torre.
Quando estiver satisfeito com o resultado, cubra com o frosting, ganache ou outro e finalmente com a pasta de açúcar.
Depois de coberto com o verde claro, pode pincelar ou com aerógrafo pintar com um pouco de verde mais escuro que ajuda a definir os socalcos e dá um ar mais realista ao campo. Pode adicionar os pormenores que achar interessantes: o rio, as flores, pedrinhas, animais, o que quiser.
Uma vez que toda a decoração esteja completa, adicione o cabelo da Rapunzel. Certifique-se que o seu cabelo está ligado à própria torre em vários lugares para que não se parta.  O cabelo tem que estar bastante estável senão com qualquer movimento os fios começam a cair.



E está pronto!
Divirtam-se!
Happy Baking!
Fonte: Costom Cake Design

Sem comentários:

Enviar um comentário