segunda-feira, 21 de julho de 2014

A arte de doce fazer!


Sesimbra também tem artes doces: Fomos conhecer a ArtDolce, e saber um pouco mais da sua história. Aqui fica, em jeito de partilha o que encontrámos junto duma artista algarvia!

Quem está por trás da ArtDolce Dulce?

Quem está por trás de ArtDolce sou eu mesma, Dulce Almeida, 47 anos e mãe de 3 filhos.



Como chegou a Dulce ao mundo dos bolos?
Cheguei ao mundo dos bolos em 2010, desde sempre que gosto de fazer doces e como algarvia que sou já modelava os doces finos em massa de amêndoa por isso achei que devia ser fácil. Nesse ano decidi que seria eu a fazer o bolo de aniversário da minha filha mais nova que fazia 6 anos.

Tenho uma cunhada que é americana e nessa altura estava cá, para ela este mundo já era conhecido e então ajudou-me na minha busca, mostrando-me episódios do Cake Boss, Ultimate Cake Off, Martha Stewart entre outros que eu simplesmente desconhecia e aí nasceu o fascínio pela pasta de açúcar.
Após o 1º bolo, que foi um sucesso lá em casa, comecei então a fazer os bolos da família e amigos mais chegados.


Como estava desempregada vi nesta arte uma maneira de trabalhar a fazer o que gostava, mas para isso teria que ter experiência e conhecer melhor este mundo do açúcar, então comecei a frequentar workshops e a fazer formações, e assim nasceu ArtDolce.

Porquê o nome ArtDolce Dulce?

O nome ArtDolce nasceu precisamente pelo meu nome, Dulce é parecido com "dolce" que significa doce em italiano, e a palavra arte porque temos que ter “arte” para executar todos estes bolos.

Qual o pedido mais estranho que já fizeram à ArtDolce Dulce ?

O pedido mais estranho que me fizeram foi um tubarão suspenso com 12Kg para o aniversário de um menino de 2 anos, o cliente até me trazia o tubarão que tinha pendurado na parede para que ficasse igual. Foi um desafio enorme, pois chovia imenso e a pasta não secava, mas no fim lá conseguimos transportar o bicho até ao restaurante e foi um sucesso.


O que mais gosta de fazer nesta área?

Tudo, mas principalmente o bolo de noiva, pois acho que é nele que deixamos muito da nossa imagem.

Quais as maiores dificuldades que sentiu ao longo dos tempos?

A maior dificuldade penso que é a mesma que todos nesta área que se dedicam de corpo e alma têm, que é fazer com que os clientes valorizem o nosso trabalho como arte que são e não o comparem à pastelaria industrial, nem ao que de mau se faz por aí.

Quais as maiores alegrias?

As maiores alegrias são o sorriso de uma criança quando vê o bolo e os clientes fiéis, que já são muitos e continuam a confiar em mim.

Se tivesse que escolher um bolo ou um tema especial dos que já fez, qual destacaria? E qual a história por detrás desse trabalho?

Em relação a escolher um bolo, teria de ser o meu primeiro bolo estruturado, "Alice no País das Maravilhas", já que ainda não tinha formação nem muitos instrumentos de trabalho, pois estava no início... até me lembro que para fazer a textura nas chávenas recorri aos milhos que tinha a secar.


Tem um instrumento preferido?

Instrumentos? A minha faca de cerâmica tem que estar sempre ao pé de mim enquanto trabalho.

Na sua cozinha ou atelier, nunca falta...

Nunca falta vontade de trabalhar e criatividade.

O que diferencia a ArtDolce no mercado? 

Penso que diferenças há, pois cada um adapta as suas receitas e consegue colocar lá qualquer coisinha que o diferencie.

Que bolo gostaria de fazer que ainda não fez?

Um bolo de noiva que tenho em projecto mas ainda não apareceu o cliente certo para o poder executar. Quem sabe talvez uma das minhas filhas!

Como não está em Lisboa, sente diferenças?
 Acha que seria mais fácil estar num grande centro urbano?
Não estando muito perto de um grande centro urbano mas sim num local mais dormitório, claro que senti a diferença, no entanto ArtDolce conseguiu ao longo destes 3 anos de existência marcar a sua presença no mercado e hoje tem clientes de várias localidades, inclusive de Lisboa.

E muito mais há para mostrar na ArtDolce. Levantamos um bocadinho do véu, para vos deixar curiosos!





Obrigada ArtDolce e Dulce pela alegria com que invadem os momentos especiais de quem vos procura.

Divirtam-se!

Happy Baking!

Sem comentários:

Enviar um comentário