terça-feira, 6 de maio de 2014

Gelatina Arco-Íris

Ontem, fiz gelatina arco-iris e fiz um pequeno vídeo para vos mostrar como é fácil, não é muito trabalhoso, embora demore um pouco, por causa do tempo de espera necessário para garantir que as camadas solidificaram. Mas vale a pena! O resultado final é lindo!

A gelatina arco-iris pode ser feita em variados formatos, que vão desde as taças grandes em pyrex ou vidro, até às formas de silicone que permitem desenformar facilmente e com diferentes formas! Para vos mostrar que assim é, fiz uma taça grande de pyrex transparente e umas pequenas em forma de silicone com o formato de coração. Ficaram tão giros!

Receita Gelatina Arco-Íris

Ingrdientes:
5 pacotes de gelatina de diferentes cores (usei morango, pêssego, ananás, lima e amora)
2 pacotes de gelatina neutra em pó separadas
1 lata de leite evaporado (não condensado) dividido
Água a ferver
Água fria

Para fazer as gelatinas, comecei por cobrir com spray desmoldante o pyrex e as formas.

Dissolvi 1 pacote de gelatina neutra em pó em 180ml de água a ferver. Misturei com 180ml de água fria e depois misturei em 180ml de leite evaporado. Depois de tudo bem misturado, coloquei uma camada fina no pyrex. Pus no frigorífico até solidificar.

Entretanto dissolvi o primeiro pacote de gelatina colorida em 120ml de água a ferver. Mexi até estar perfeitamente dissolvida. Nessa altura juntei 120ml de água fria. Assim que a primeira camada solidificou, com cuidado pus a nova camada por cima. A melhor maneira de fazer isto é: com muito cuidado entornar o preparado de gelatina para uma colher de sopa, e só depois, com a colher, devagar, deixar escorrer a gelatina da colher para a taça ou forma pelas laterais contra o vidro do pyrex ou da forma – desta forma tem menos impacto sobre as camadas que já solidificaram e irá assentar mais devagar sobre a mesma.

Novamente volta para o frigorífico até estar completamente solidificada.

A partir daqui alternei as camadas ora de gelatina colorida ora de leite evaporado até ter todos os sabores de gelatina. Quando foi preciso fiz mais um pouco de leite evaporado.

É preciso deixar solidificar bem antes de desenformar! É muito importante ter a certeza de que está completamente sólida antes de desenformar!

Para desenformar, no caso das formas individuais vire sobre uma tábua ou sobre um tabuleiro e transfira com uma espátula metálica para os pratos de servir; no caso de um pyrex grande, depois de desenformar use uma faca afiada para cortar quadrados ou rectângulos ou use cortadores de bolachas e depois uma espátula metálica para servir.

Foram um sucesso! Até o Jacques se rendeu ao encanto destas gelatinas! Veja como foi no vídeo!

video

Sem comentários:

Enviar um comentário