terça-feira, 4 de março de 2014

Terça-feira Gorda - Shrove Tuesday

Hoje é a Terça-feira “Gorda”, conhecida por "Shrove Tuesday" nos EUA, que significa que hoje vamos comer muitas panquecas! 

Em nossa casa há a escolha entre os crepes finos (farinha, ovos e leite) e as panquecas americanas, fofinhas, deliciosas, que eu adoro e que converti o Jacques desde o primeiro dia que fiz para ele...!

Aqui vai a receita do meu livro "As Festas da Julie", inspirada pelos meus "Brunches" fabulosos com as minhas amigas fantásticas em Nova Iorque.
 
Também partilho a minha receita para fazer bacon estaladiço que acompanha tradicionalmente as panquecas americanas. O segredo é simples! Muito papel de cozinha absorvente e um microondas!

Bom apetite!

Panquecas com Chocolate e Framboesas

 Ingredientes:
2 c. de sopa de vinagre
325 ml de leite
270 g de farinha
2 1/2 c. de chá de fermento
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
2 c. de sopa de açúcar
1/2 c. de chá de sal
2 ovos
6 c. de sopa de manteiga, derretida
1/2 c. de chá de extrato de baunilha
1/2 c. de chá de canela
2 bananas muito maduras
Pepitas de chocolate (preto e/ou branco)
Framboesas frescas ou congeladas (descongeladas)

e... Bacon!!!


Preparação:
Combine o leite com o vinagre e deixe coalhar, durante 10 minutos.

Numa taça, misture a farinha, o fermento o bicarbonato de sódio, o açúcar, o sal e a canela. Adicione o leite coalhado, os ovos, a manteiga e a baunilha, mexendo bem até obter uma mistura homogénea. Junte as bananas esmagadas.

Unte uma frigideira com manteiga e aqueça a lume moderado. Deite a massa na frigideirra quente (1/4 de chávena de massa por panqueca) e adicione rapidamente algumas pepitas de chocolate e framboesa em cada uma. Deixe cozinhar até pequenas bolhas aparecerem e a massa começar a ficar dourada, durante um a dois minutos. Vire as panquecas e cozinhe do outro lado, até a massa ficar dourada e cozinhada, durante mais um minuto. Sirva com manteiga e xarope de acer (maple syrup).
 
Bacon crocante
Coloque 3 ou 4 folhas de papel de cozinha absorvente num prato de ir ao microondas. Coloque as tiras de bacon por cima, não as sobreponha. Cubra com 3 ou 4 folhas de papel de cozinha absorvente por cima e repita o processo em camadas, conforme as tiras de bacon que desejar. Leve ao microondas em levas de um minuto de cada vez, até ficar com cor escura e estaladiço.
 
 


Bom apetite e Happy Baking! xo Julie

(fotos por Filipa V. Oliveira, do livro "As Festas da Julie")

Sem comentários:

Enviar um comentário