segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bolo Red Velvet com Ganache de Chocolate e Framboesas

Se há altura que apetece cozinhar é esta. Está frio lá fora e sabe bem estar casa, fazer um bolo e convidar os amigos para saborear uma (ou várias!) fatias :)

Partilho convosco a receita de um dos meus bolos favoritos - Bolo Red Velvet com ganache de chocolate e framboesas! Partilhei a receita com a revista CARAS, partilho também aqui convosco. Experimentem! Happy Baking!


Veja em baixo como fazer esta receita.

foto de João Lima, Revista Caras

Bolo Red Velvet
240g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
600g de açúcar
4 ovos
40g de cacau
1 frasco de corante de gel vermelho (sem sabor)
2 c. (chá) de extrato de baunilha
60ml de sumo de limão
410ml de leite
600g de farinha
2 c. (chá) de sal
2 c. (chá) de bicarbonato de sódio
2 c. (sopa) de vinagre branco

Ganache de Chocolate
150ml de natas
340g de chocolate preto, cortado
150g de compota de framboesa
4 c. de sopa de manteiga, à temperatura ambiente

Decoração
2-3 caixinhas de framboesas frescas

Massa
Pré-aqueça o forno a 175°C. Prepare três formas de 20cm de diâmetro. Unte o fundo, coloque papel vegetal, depois unte com manteiga e polvilhe com farinha toda a forma.
Na batedeira elétrica, bata a manteiga e o açúcar até estar bem misturado. Adicione os ovos e o extrato de baunilha e bata a velocidade média/alta até estarem bem incorporados. Adicione o corante vermelho e bata até misturar bem.
Combine o sumo de limão com o leite e deixe coalhar cinco minutos.
Misture a farinha, o cacau e o sal. Adicione à massa, alternando com pequenas quantidades com o leite coalhado, para incorporar todos os ingredientes.
Misture o bicarbonato de sódio e o vinagre numa taça pequena (vai fazer espuma) e adicione à massa, mexendo a velocidade baixa até incorporar bem. De seguida, aumente a velocidade e bata durante dois minutos.
Encha as três formas e leve ao forno durante 22 a 24 minutos, ou até que um palito inserido no meio do bolo saia seco.
Retire do forno e deixe repousar numa rede durante 15 minutos. Desenforme sobre a rede para que acabe de arrefecer. Quando estiver completamente frio, decore com a ganache e as framboesas.

Ganache
Num tacho pequeno, leve a ferver as natas em lume médio.
Retire do lume e adicione o chocolate, a compota e a manteiga, e misture com uma vara de arames até obter uma consistência macia. Deixe arrefecer completamente. Com a batedeira elétrica, bata até obter uma mistura fofa e pronta a espalhar pelo bolo.

Montagem
Ponha um dos bolos num prato de servir. Espalhe uma camada de compota de framboesa por cima, e de seguida uma camada fina de ganache. Coloque o outro bolo por cima. Com uma espátula, cubra o topo e os lados com a restante ganache.
Decore com as framboesas. Refrigere. Retire do frigorífico 30 minutos antes de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário